ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA PASSWORD SOU UM NOVO UTILIZADOR

Aprolep exige novo aumento no preço do leite em paralelo com a Europa

A Direção da APROLEP- Associação dos Produtores de Leite de Portugal reafirma a necessidade urgente de aumentar o preço do leite ao produtor para um valor base de 35 cêntimos por litro de leite, valor necessário para remunerar o custo atual de produção.

De acordo com os últimos dados divulgados pela Comissão Europeia, através do Observatório Europeu do Leite e Produtos Lácteos, o preço médio pago ao produtor, em Julho, foi de 28,7 cêntimos por kg de leite português, face a um preço médio de 34,2 cêntimos por Kg na Europa, o que significava uma diferença de 5,3 cêntimos em cada kg produzido. Portugal tinha o terceiro pior preço entre os 28 estados da União Europeia. Nos últimos sete anos, Portugal esteve 6 anos e 8 meses abaixo da média comunitária.

Os aumentos entre 1 a 2 cêntimos/kg, entretanto anunciados por algumas indústrias para Agosto e Setembro, são claramente insuficientes para atingir o custo de produção e o preço médio da Europa, que provavelmente será agora superior, pois as principais indústrias do norte da Europa anunciaram aumentos que colocam os seus produtores com preços a rondar ou ultrapassar os 40 cêntimos/kg. Essa evolução é a consequência natural do mercado de produtos lácteos, nomeadamente da valorização da manteiga, cujo preço aumentou 74% no último ano, segundo dados também divulgados pela Comissão Europeia.

"Verificamos assim que a indústria do norte da Europa valoriza o leite e partilha esse valor com os seus produtores, enquanto em Portugal temos preços mínimos aos produtores e indústrias que se preparam para acumular mais uma vez resultados elevados, enquanto o setor produtivo vai morrendo, com vacarias a fechar ou a arrastar-se penosamente, sem poder aproveitar a onda positiva da produção de leite na Europa", sublinha a direção da Aprolep. 

O comunicado é da Aprolep.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.