Fechar
Subscreva a nossa newsletter

É só registar-se! Recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente no seu e-mail. É gratuito.

IBR e BVD: norma de certificação pioneira lançada no ICBAS

publicado em 08-11-2017

Comente!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Teve lugar no dia 27 de Outubro a sessão de lançamento nacional da primeira Norma portuguesa de Certificação IBR (Rinotraqueite Infeciosa Bovina) e BVD (Diarreia Vírica Bovina).

Esta nova norma permitirá uma possibilidade de aumentar a exportação para mercados internacionais, constituindo deste modo um marco importantíssimo para todos os produtores nacionais de gado bovino.

Criada pela Direção Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV) em parceria com diversas organizações responsáveis pela saúde dos bovinos em Portugal, tal como o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e a Faculdade de Medicina Veterinária Universidade de Lisboa, tem por objetivo erradicar a IBR e a BVD, aumentando a eficiência reprodutiva do gado bovino e dando rentabilidade das explorações a todos os produtores de gado bovino.




Em Portugal existem desde 2009, programas voluntários para certificação de bovinos face a IBR e BVD mas não reconhecidos oficialmente. Assim, o lançamento desta primeira norma de certificação, fruto do trabalho de investigação de vários anos das entidades já referidas, torna-se assim um importante fator de erradicação das doenças bovinas e um factor de enriquecimento para as entidades, produtores e associações implicadas na produção bovina e seus derivados.

O ICBAS, através do Prof. Niza Ribeiro (professor auxiliar do Departamento de Estudos de Populações), foi um dos parceiros académicos envolvidos, para além da DGAV, na referida elaboração desta Norma que contou, ainda, com a colaboração da União de Agrupamentos de Defesa Sanitária (ADS) de Entre Douro e Minho, da União dos ADS do Alentejo e da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa.



A sessão de apresentação contou com a presença do Diretor Geral de Alimentação e Veterinária, Prof. Fernando Bernardo, de dirigentes das organizações de criadores de bovinos, laboratórios de diagnóstico, empresas farmacêuticas e criadores, técnicos e especialistas do setor. 


Avalie este conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie o seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo no seu e-mail?

Receber os próximos comentários no meu e-mail

Copyright © 2000 - 2017 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento da MilkPoint.PT.

Consulte a nossa Política de Privacidade