Fechar
Subscreva a nossa newsletter

É só registar-se! Recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente no seu e-mail. É gratuito.

Preços do leite a subir em Portugal não acompanham a Europa

publicado em 31-07-2017

Comente!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A semana passada foi marcada por notícias de subida no preço do leite ao produtor. 
De um forma geral, as cooperativas associadas à Lactogal, mas também a Jerónimo Martins e Parmalat anunciaram aumentos entre 1 e 2 cêntimos.

Também nos Açores, a UNICOL anunciou o aumento o preço do leite pago aos produtores em 2 cêntimos a partir de 1 de setembro.

Este aumento anunciado no continente é representa uma diferença para os Açores  de "quatro cêntimos e para a Europa de sete cêntimos".  Jorge Rita, da Federação Agrícola, entende que, "no mínimo, o preço do leite à produção deve aumentar 3 cêntimos nos Açores". O presidente da Federação Agrícola fez questão em alertar a sociedade açoriana para a situação de “injustiça” que está a acontecer na fileira do leite nos Açores. “É bom que as pessoas não se esqueçam que a indústria de São Miguel desceu o preço do leite em 10 cêntimos quando os mercados eram desfavoráveis. Agora, só subiram um cêntimo. Isto para verem a diferença a que está o preço do leite nos últimos dois anos e meio”.

A Aprolep veio entretanto também assinalar como positivos os aumentos de preços, lamentando no entanto que "o preço médio final ao produtor fica ainda abaixo do custo médio de produção, pelo que serão necessários outros aumentos nos próximos meses para equilibrar a situação financeira dos produtores, assegurar o abastecimento de matéria-prima para as indústria e a manutenção do espaço rural vivo, cultivado e livre de incêndios". 


Avalie este conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie o seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo no seu e-mail?

Receber os próximos comentários no meu e-mail

Copyright © 2000 - 2017 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento da MilkPoint.PT.

Consulte a nossa Política de Privacidade