FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA PASSWORD SOU UM NOVO UTILIZADOR

Sistema de avaliação e certificação de bem-estar mais prático

A Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa, representada pelo Prof. George Stilwell, faz parte de um grupo de trabalho da EFSA que está a preparar uma opinião científica sobre bem-estar em pequenas explorações de leite. Uma das prioridades neste momento é identificar organizações que representem estas explorações ou que possam englobar um número significativo de explorações deste tipo.

É muito importante  divulgar o trabalho realizado e fornecer dados de Portugal, onde muitas vezes os dados são escassos. O MilkPoint Portugal, junta-se assim a este grupo de trabalho, promovendo a divulgação deste inquérito.


Todos os interessados são convidados a submeter informação relacionada com a sua associação/organização através do preenchimento do formulário disponível em http://goo.gl/forms/PV4p41Zai6 até sexta-feira dia 17 de Outubro 2014.

Estes dados servirão para criar uma lista com as organizações, associações, federações, consórcios, cooperativas e outras formas de agrupamento de produtores, de índole internacional, nacional, regional ou mesmo local, que incluam ou representem explorações de leite de pequena dimensão e /ou baseadas em sistemas de produção não convencionais.

O preenchimento do formulário não deverá roubar muito do seu precioso tempo, mas as suas respostas terão um enorme valor ao providenciar uma imagem actual e correcta das associações que representam este nicho particular de produtores e permitirá que o sector leiteiro contribua mais e de melhor maneira para o desenvolvimento e protecção dos sistemas baseados em pequenas explorações não convencionais. A resposta permitirá ainda conhecer a realidade portuguesa de forma a que futuras intervenções ou decisões não se baseiem apenas nos dados obtidos noutros países europeus. Toda a informação será confidencial e protegida de forma a não ser possível identificar respostas individuais.

A designação de explorações pequenas não convencionais responde aos seguintes critérios: com menos de 75 vacas, orientadas para a utilização preferencial de recursos locais (ex. mão de obra, solo, forragens, infra-estruturas) e com input limitado (ex. concentrado). Formas de agricultura de subsistência não deve ser consideradas, enquanto que explorações de índole familiar, orgânicas, utilizadoras de raças autóctones ou dirigidas para a produção de alimentos lácteos de origem protegida (ex. DOC…) devem ser incluídas.

Este inquérito é o primeiro passo da investigação que conduzirá a um documento científico sobre o bem-estar de vacas leiteiras em explorações de pequena dimensão, que foi encomendado pela Autoridade Europeia para Segurança Alimentar (EFSA) a um consórcio constituído pelas seguintes instituições: Institute National de la Recherche Agronomique (INRA) (França), Universidade de Milão (Itália), Institut de Recerca i Tecnologia Agroalimentàries (IRTA) (Espanha), Universität für Bodenkultur Wien (BOKU) (Austria), Institut de l'Elevage (IDELE) (França) e a ONG “Slow Food”, em colaboração com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Este estudo sobre o bem-estar de vacas leiteiras em explorações leiteiras de pequena dimensão, pouco intensivas e não-convencionais, e as recomendações consequentes, foram requeridas à EFSA pela Comissão Europeia-DG SANCO.

Os resultados deste inquérito e restantes trabalhos servirão para a criação de um relatório científico com vista à implementação de um sistema de avaliação e certificação de bem-estar mais prático e mais adaptado aos sistemas de produção mais pequenos e menos intensivos.

Para mais informações por favor contactar o Prof. George Stilwell, Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade de Lisboa através do e-mail stilwell@fmv.ulisboa.pt


É muito importante a sua participação, não deixe de o fazer!

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.