FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA PASSWORD SOU UM NOVO UTILIZADOR

Tecadi e Lallemand promovem a arte de bem ensilar

Nos dias 13 de Março e 15 de Abril, no Sul e Norte de Portugal, a Lallemand Animal Nutrition, em parceria com o seu Distribuidor exclusivo em Portugal Tecadi – Nutrição e Saúde Animal, realizou duas Silage School que tiveram a presença de dezenas de produtores de leite.



As Silage School são caracterizadas pela sua elevada componente técnica, geralmente efetuadas em explorações leiteiras, com um número relativamente reduzido de convidados, nunca negligenciando a componente prática. Foram convidadas também 3 empresas: a Silostop, empresa dedicada à produção de filmes com barreira de oxigénio para cobertura de silos, a Fertiprado, especializada no desenvolvimento e produção de sementes para forragens de Outono-Inverno e a Syngenta Crop Science, empresa especializada em sementes e produtos fito-farmacêuticos.

Diversos temas foram abordados, centrando-se todos na produção de forragens proteicas de elevada qualidade, nos processos mais evoluídos de ensilamento e na apresentação de novas soluções de herbicidas para a cultura do milho.

A Lallemand Animal Nutrition é uma empresa especializada em biotecnologia, líder mundial na produção de inoculantes para conservação de silagens, de leveduras para a alimentação animal e humana e de outros pre e probióticos. O responsável internacional para o sector dos inoculantes, Engº Luís Queirós, apresentou soluções no sentido de, após obtenção de forragens de qualidade elevada em termos agronómicos, poderem ser conservadas da maneira mais eficiente possível. A preservação da proteína é um dos principais aspectos a ter em conta no processo de produção de forragens Outono-Inverno. O processo de fermentação pode degradar a proteína verdadeira existente nas plantas, transformando-a em azoto amoniacal, ou ainda aminas biogénicas, como a histamina e a putrescina, dando origem a silagens de baixa qualidade nutricional e de ingestão muito diminuída. Se no processo de fermentação inicial não se der uma diminuição rápida do pH da forragem, com o poder tampão exercido pela proteína das plantas, as bactérias denominadas Clostridia vão degradá-la e produzir esses compostos indesejáveis. Um excesso de azoto amoniacal, em situações extremas, pode levar a distúrbios metabólicos, como a alcalose, caracterizada por um pH ruminal acima de 7,2. Por estes motivos, a utilização de inoculantes específicos para cada forragem, conforme o seu teor em Matéria Seca, Proteína Bruta e Açúcares Solúveis, é um ponto essencial e diríamos que obrigatório na obtenção de silagens de elevado valor nutricional.

Estas Silage School da Lallemand Animal Nutrition, em parceria com a Tecadi, trouxeram informação técnica de elevada importância, permitindo a obtenção de melhores resultados por parte dos produtores de leite, otimizando toda a cadeia de produção.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.