FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA PASSWORD SOU UM NOVO UTILIZADOR

Tecadi propõe aos produtores de leite uma melhoria na "fertilidade das vacas"

O Dr. Christoph Güenther (BASF) falou sobre ”a chave para melhorar os resultados de toda a vida produtiva da vaca leiteira”. Apresentou o princípio activo do Combi CLA (Lutrell®), o ácido linoleico conjugado (CLA) protegido da degradação no rúmen e seu modo de actuação. Mostrou a importância de um produto destinado ao periparto das vacas que contrarie o balanço energético negativo deste período da vida dos animais, reduzindo a gordura hepática e melhorando a disponibilidade de glucose no pós-parto.

Combi CLA - imagem associada ao produto

As vacas alimentadas com Combi CLA apresentam melhor condição corporal, menor incidência de cetoses e outros problemas metabólicos e melhor fertilidade, consubstanciada numa melhor taxa de não retorno, num encurtamento do intervalo entre partos, num menor refugo de vacas por problemas de fertilidade e numa redução dos custos com medicação. A produção de leite é significativamente aumentada, havendo a registar também uma redução do teor butiroso do leite, compensada pelo total de gordura produzido na lactação toda.
Apresentou resultados de Centros de Investigação e de ensaios de campo.

O Eng.º Manuel Ortigão, técnico-comercial da Tecadi na zona Norte e Açores, apresentou uma actualização dos resultados de dois anos e meio de utilização do Combi CLA (pré-mistura de Lutrell) em 23 explorações leiteiras em Portugal, abrangendo efectivos desde 25 a 550 vacas/exploração com médias de produção iniciais entre 28 e 35L/vaca.dia.

Alguns dos produtores utilizaram o Combi CLA no unifeed, outros nos alimentadores automáticos, outros em robots de ordenha, o que permitiu mostrar que se podem obter resultados muito positivos, qualquer que seja o sistema de alimentação da exploração.

O Quadro 1 espelha o resultado obtido no conjunto das 23 explorações, tendo havido o cuidado de atribuir um valor económico aos resultados obtidos em termos de fertilidade e produção de leite.
Quanto à fertilidade, verificou-se uma redução de 16 dias open em média, uma melhor observação dos cios no pós-parto, menor incidência de quistos foliculares e de cetoses. No que se refere à produção de leite, a média de incremento foi de 2,3 L/vaca e dia. A % de gordura do leite reduziu 1,6 décimas mas no total da lactação produziram-se +6% de kgs de gordura. A variação da % de proteína foi insignificante, tendo-se produzido no total da lactação mais 8% de kgs de proteína.

O retorno médio do investimento (ROI) obtido nessas explorações foi de 5:1

Quadro 1. Utilização de Combi CLA em Portugal (2011-13). Média dos resultados de 23 explorações (total de 3170 vacas em lactação)







0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.