FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA PASSWORD SOU UM NOVO UTILIZADOR

Brexit: preocupações ou oportunidades?

POR ANA FERNANDES

EDITORIAL E NOTÍCIAS DO MILKPOINT

EM 24/06/2016

0
0
A agricultura e a produção de alimentos não tendem nunca a dominar as campanhas políticas e eleitorais. Ontem, em dia de votação contra ou a favor do Brexit, o sim (à saída) ganhou e agora novas preocupações emergem deste novo cenário.

A Europa possui 12 milhões de agricultores a tempo inteiro. Quase 40% do orçamento da UE vai para a agricultura, enquanto que mais de três quartos do território do bloco é rural - quase metade terras agrícolas. Na verdade, esta é uma das maiores fatias do orçamento.

A campanha a favor da permanência salientava que o Reino Unido tinha acesso a um mercado de 500 milhões de pessoas, representando 73% das exportações do país. A campanha a favor da não permanência, salientava que os subsídios atribuídos aos agricultores vêm praticamente dos impostos pagos pelos cidadãos do país, ou seja, não ficariam em causa. As exportações em alimentação e agricultura representam para o Reino Unido 11 bnLibras/ano. Em produtos lácteos e ovos, o valor ascende a cerca de 75%.

Algumas das preocupações levantadas em campanha pelos produtores britânicos, referem-se à incapacidade do país em produzir leite a preços tão baixos. Com níveis de exigência em termos legislativos, de segurança alimentar e bem estar animal elevados, como os do Reino Unido (e de muitos outros países europeus), como pode este país ser competitivo?

Esta saída do Reino Unido, agora confirmada, ainda não com os contornos totalmente definidos (prevê-se que o Brexit leve cerca de 2 anos até estar concluído) poderá ter um impacto ainda não previsto pelo seu efeito dominó. E se olharmos para os números percebemos que aparentemente este país contribui com uma receita significativa para o orçamento europeu. Receita essa que terá de ser substituída...

Assim, e como referiu Allan Mathews, "o Brexit não é uma ameaça imediata, mas é um fusível lento, com consequências imprevisíveis a longo prazo".


Artigo de opinião.

Imagens: Reuteurs









ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do MilkPoint.PT, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

ANA FERNANDES

Coordenadora do MilkPoint Portugal.
Consultora na área Regulamentar em Veterinária.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.