FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA PASSWORD SOU UM NOVO UTILIZADOR

Como reduzir o risco de pneumonia em vitelos?

Se por um lado o verão oferece clima quente e pastos verdes, a estação também ameaça vitelos com pneumonia de verão - uma condição respiratória, muitas vezes fatal para vitelos jovens. A mudança das condições meteorológicas e o stress do trabalho ou transporte dos vitelos abre a porta aos principais patógenos que causam pneumonia de verão, o Vírus Respiratório Sincicial Bovino (BRSV) e Mannheimia haemolytica.

"A pneumonia de verão é um desafio real e pode ocorrer durante condições meteorológicas secas ou húmidas", diz Jon Seeger, DVM, veterinário gerente na Zoetis. "Os vitelos podem não aguentar muito com pneumonia de verão e podem sucumbir à doença rapidamente. Identificar vitelos doentes não é difícil, mas identificá-los mais cedo no processo da doença, quando os sinais clínicos podem ser mais eficazmente combatidos, torna-se mais difícil quando os vitelos são mudados para a pastagem. "

Os sinais clínicos de pneumonia de verão podem incluir orelhas caídas, apatia, pescoço estendido, respiração rápida e corrimento nasal - todos os sinais comummente vistos na doença respiratória bovina (BRD). Mantendo um olhar consistente, atento sobre o efetivo oferece as melhores hipóteses de detecção precoce e prevenção.

Os programas de vacinação, combinados com uma boa gestão do efetivo, são fundamentais. Pela ingestão de colostro, os vitelos absorvem anticorpos maternos que são o ponto de partida para um forte sistema imunitário no início da vida; no entanto, essa imunidade deteriora-se rapidamente quanto o vitelos fica mais velho, o que torna a vacinação ainda mais vital. As vacinas treinam o sistema imunitário do vitelo para reconhecer e lutar contra os vírus e bactérias que encontra mais tarde na vida.
A vacinação de vitelos jovens na primavera ajudá-lo-á e ao vitelo a ganhar a luta contra a pneumonia de verão antes que ele comece.

O Dr. Seeger partilha as seguintes dicas para reduzir o risco de pneumonia de verão:

1. Embora todos os animais estejam em risco, os animais nascidos de novilhas e vacas jovens têm maior risco de pneumonia verão.

2. Observe os vitelos frequentemente para detectar a doença nos seus estágios iniciais.

3. Esteja consciente do calor extremo e poeira quando trabalhar, conduzir ou transportar gado.

4. Administre vacinas respiratórias antes da passagem para o pasto.

"Qualquer coisa anormal no ambiente do animal ou na sua atividade diária pode ser um fator de stresse, e o sistema imunitário dos jovens vitelos deve compensá-lo", afirma o Dr. Seeger. "Quando os vitelos são levados para fora da sua zona de conforto, deve manter-se atento a eles durante pelo menos os próximos 7 a 10 dias para se certificar de doença não se segue ao stress associado."

Por se tratar de um problema que afeta tanto os vitelos e influencia o sucesso da reposição numa exploração será, em conjunto com outras doenças da recria, um dos temas abordados pela Dra. Carolina Maia no Workshop MilkPoint sobre Maneio de vitelos. Para saber mais e para inscrições clique aqui!

Adaptado pela equipa MilkPoint a partir do original disponível em: http://www.bovinevetonline.com/advice-and-tips/prevention/reduce-summer-pneumonia-risk-calves
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.