FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA PASSWORD SOU UM NOVO UTILIZADOR

O que o setor do leite pode aprender com a vitória de Trump?

POR ANA FERNANDES

EDITORIAL E NOTÍCIAS DO MILKPOINT

EM 09/11/2016

0
0
Quer se goste ou odeie, o dia 9 de Novembro irá ficar marcado pela eleição de Donald Trump, futuro presidente dos EUA. A importância dos EUA em termos políticos, mas também económicos, faz como que esta vitória seja escrutinada, e apuradas as consequências de curto e médio prazo deste novo poder.

Fora as dúvidas que persistem sobre (o futuro!) as consequências mais ou menos imediatas como o TTA ou mão de obra imigrante, o presente ensina-nos uma lição: o establishment está oficialmente morto! Os dias de dizermos às pessoas o que elas precisam, acabaram. Não podemos ter a ilusão de gerirmos os nossos "clientes" de cima. Neste nosso mundo moderno dos meios de comunicação social e comunicação instantânea, em redes sociais, em que todos compartilham cada opinião, durante todo o tempo, é hora de ouvir o que as pessoas dizem que precisam, e tomar o que eles dizem, a sério.

E o que isto tem a ver com o setor do leite? Tudo! O marketing agroalimentar segue exatamente os mesmos princípios do marketing dirigido a outros setores.

O que temos para vender? O que querem os clientes? Quem são os clientes? Como segmentar esses clientes? Que público queremos atingir? Onde podemos ir encontrar novos clientes?

Definir objetivos antes de traçar o plano é fundamental para ter sucesso. E para termos sucesso precisamos de dados: dados exaustivos, trabalhados e processados do consumo. 


Nestes dias, mais uma notícia surge num jornal com uma cobertura relevante nacional: consumo de leite cai a pique. A notícia não é nova, e mais uma vez se olharmos para os EUA, sabemos que cai a 1% ao ano. E apesar da sucessão de campanhas fortíssimas (lá), essa queda não pára.



Até que recentemente, uma das novas campanhas surgiu relacionada com o pequeno almoço, personificada por uma atriz conhecida: terminou "o leite combate a osteoporose" ou "há estudos que dizem que". O anúncio não diz às pessoas o que elas precisam de fazer, mas simplesmente associa o consumo a uma experiência positiva: "We believe milk is part of getting a successful day started".


É importante termos isto em mente quando pensamos no nosso setor e no que pretendemos comunicar. Caso contrário, podemos ficar tão surpreendidos como a 9 de Novembro de 2016.


Artigo de opinião.

ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do MilkPoint.PT, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.