FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA PASSWORD SOU UM NOVO UTILIZADOR

Barão & Barão: a reportagem

1.História da exploração 
A produção na Barão & Barão, Lda, Sociedade Familiar, teve inicio em 1979, numa pequena exploração, na Moita, com cerca de 40 vacas do mercado nacional e 25 importadas da Holanda, tendo como objectivo a comercialização de leite directamente ao consumidor.

2.Localização atual e instalações
A exploração actualmente, sita em Benavente, distrito de Santarém, tem uma área coberta de 10.000m2 , estando neste momento em construção uma nave com 1400m2, para instalação de uma nova sala de ordenha de 2x20 pontos de ordenha em paralelo, com centrais de água gelada e tanques de arrefecimento para 40.000 litros/leite.
Os bovinos encontram-se estabulados em parques.
A ordem nos parques é: vacas secas, pré-parto, pós–parto, até 30 dias e os restantes em função da produção, separando as primíparas das multíparas .
O assento de lavoura, entre terras próprias e alugadas é de 80 ha de sequeiro, e 120 há de regadio, onde se produz milho, azevém e luzerna.


Sala de Ordenha

3. Genética
A Barão & Barão, possui uma grande base genética, proveniente da utilização maciça de Sémen dos melhores touros Holstein, ao longo dos nossos trinta e cinco anos de existência.
O efectivo de aproximadamente 1.000 bovinos, distribuídos por cerca de 500 animais em recria e 500 vacas adultas, das quais estão sempre em ordenha 430 a 450 vacas, com uma média de produção em 305 dias, muito aproximada aos 12.000l/vaca ano; sendo o objectivo de toda a nossa equipa ultrapassar os 12.000l/vaca em 2014.

4. Maneio
Toda a nossa equipa dá grande importância ao maneio, sanidade e bem estar animal, começando nos recém nascidos, que fazem a 1ª toma de Colostro nas primeiras horas de vida, continuando depois a ser alimentados numa amamentadeira automática, que permite alimentar quatro vitelos em simultâneo, leite em natureza, leite de substituição ou a mistura dos mesmos, na proporção definida no computador central.
O desmame ocorre por volta dos 60 dias, sendo os animais agrupados em função do tamanho e alimentados com estratégia afim de atingirem os 350 quilos, peso vivo, por volta dos 14 meses, tendo como objectivo o 1º parto por volta dos 24 meses.

A alimentação é encarada pela equipa da Barão & Barão, Lda, com excepcional atenção. A alimentação, no sistema de ração completa é distribuída duas vezes por dia e encostada na manjedoura mais seis vezes, de forma que as vacas quando saem da ordenha, tenham sempre comida disponível.
No final de cada mês, são analisadas as forragens disponíveis para depois em função das análises, desenhar e optimizar o concentrado.
Depois da optimização feita pelo nutricionista, o arraçoamento é colocado em prática, sendo monitorizado 2 vezes por dia, tanto através de câmaras de filmar, nas manjedouras como através de cartão na balança do Unifeed, que regista todas as ocorrências, desde o peso programado até ao efectivamente carregado de cada componente da alimentação e distribuição por grupo.
Existe uma grande preocupação em fornecer forragens de muita qualidade, de forma a conseguir maximizar a ingestão de matéria seca por vaca.



5. Dados zootécnicos
Intervalos entre partos : 400 dias (entre 390 e 407 )
Dias abertos: 117 dias
Parto/ 1º serviço: 72 dias
Médias estb. em 305dias: 11780kg
Gordura: 3.5
Proteína  : 3.1
C.C.S < 250 000
Idade média 1º parto : 24.5 meses

6. Objectivos futuros
Na preparação do futuro a Barão & Barão está a promover auditorias externas, concretamente no maneio dos vitelos, reprodução, higiene e qualidade de leite, a fim de identificar os pontos críticos e tomar as medidas correctivas necessárias. Em suma o futuro passa por prolongar a vida útil das vacas e consequentemente, conseguir obter a máxima rentabilidade económica aumentando a produção de leite com o menor custo possível.
A Barão & Barão está a montar novos sistemas de limpeza de parques, está a colocar tapetes de borracha nas zonas da sala de ordenha e seus acessos, e a montar um novo sistema ADF para desinfecção de vacas na ordenha e colocação de pós-deeping.
Consequentemente está em curso uma grande restruturação na empresa, passando pela construção de uma nova sala de ordenha e a optimização de todas as formas possíveis de proporcionar o máximo conforto e bem estar aos animais.



1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ANTÓNIO LUIZ GOMES

SANTARÉM - SANTARÉM - PESQUISA/ENSINO

EM 24/03/2014

Uma referência na produção de leite, que muito tem colaborado com o ensino nesta área