FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA PASSWORD SOU UM NOVO UTILIZADOR

Brasil aumenta exportações de lácteos ao mercado russo

Dois anos após a Rússia ter imposto retaliações à União Europeia e Estados Unidos em resposta ao embargo que sofre de ambos em decorrência do conflito da Ucrânia, os produtos lácteos brasileiros aumentam o seu espaço no mercado russo. Os volumes exportados pelo Brasil ainda são pequenos, mas há condições para que cresçam, segundo empresas do setor.

Com as sanções a Europa e EUA, a Rússia aumentou as importações de lácteos brasileiros, principalmente queijos processados e manteiga. Entre janeiro e agosto deste ano, as vendas ao país somaram 532,8 toneladas, com uma receita de US$ 2,234 milhões, de acordo com os dados do Ministério do Desenvolvimento compilados pela Viva Lácteos. Em igual período de 2015, foram 280 toneladas, com receita de U$ 834,6 mil. Em todo o ano de 2015, foram 430 toneladas, ao valor de US$ 1,560 milhão.

Hoje existem 23 unidades produtoras de lácteos no Brasil habilitadas a exportar ao mercado russo. "O volume ainda é pequeno. Mas há condições de crescer", afirma Gustavo Beduschi, assessor técnico da Viva Lácteos, que reúne empresas do segmento. Existe a expectativa de que as sanções a produtos europeus terminem no segundo semestre de 2017. Assim, afirmou, os exportadores brasileiros têm feito "um trabalho para continuar como fornecedores" dos russos mesmo após o fim do embargo.

Hoje, o Brasil exporta lácteos para 46 países. Os principais destinos são países da América Latina, como a Venezuela, Oriente Médio e África. Mas os exportadores querem ampliar esse leque de clientes.



As informações são do jornal Valor Económico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.