FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA PASSWORD SOU UM NOVO UTILIZADOR

Incertezas quanto à oferta seguem ditando ritmo do leilão GDT

O leilão GDT realizado no último dia 16/01/18 registou uma surpreendente valorização de 4,9% no índice de preços. Com isso, o preço médio valorizou-se quase US$ 200/tonelada, e fechou em US$ 3.310/tonelada, conforme mostra o gráfico 01.

Gráfico 1. Preços médios e variação no índice de preços em relação ao leilão anterior

Fonte: Global Dairy Platform

Essa valorização é explicada principalmente pelas especulações quanto à oferta da atual na Nova Zelândia, onde os níveis de chuva têm sido baixos em relação ao histórico, aumentando as incertezas daquele país. Mesmo com a recuperação das chuvas no final do ano, reporta-se que a produção de leite foi fortemente afetada, o que incentivou especuladores, e deu suporte aos preços. Ao analisar os volumes negociados nos leilões, é possível ver como essas incertezas também afetam a oferta, e volumes cada vez mais baixos são negociados. Do início de outubro até o último leilão, o volume já é 38% menor. Observe o gráfico 2. 

Fonte: Global Dairy Platform

Apesar dessa situação, o cenário geral de mercado na Nova Zelândia não é favorável a fortes elevações nos preços. Ao mesmo tempo em que a época atual tem sido de produção acumulada mais robusta até ao momento (mesmo com as adversidades climáticas), as exportações do país estão consideravelmente mais baixas em 2017 em relação a 2016.

As especulações também vêm ditando o mercado futuro, e neste leilão, os contratos futuros  valorizaram-se em todos os meses negociados, como mostra a tabela 1.

Tabela 1. Preços futuros - leilão GDT

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.