FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA PASSWORD SOU UM NOVO UTILIZADOR

Leite da Europa: situação atual em alguns países

Áustria - 2013 foi um bom ano para os produtores de leite da Áustria no que se refere ao preço do leite. Os alimentos, por outro lado, foram bastante escassos devido ao longo inverno. Em média, os preços líquidos foram de 31 cêntimos em 2012 e 38,5 cêntimos em 2013. Isso fez com que muitos produtores crescessem. Agora, a tendência está a mudar, entretanto, e os preços estão a descer. Não se sabe ainda o quanto esses preços cairão.

Bélgica - O preço do leite na Bélgica está em cerca de 38 cêntimos e deverá descer. Excedeu a sua quota neste ano e pagou uma multa, por isso, o sustento destes produtores em particular está ameaçado e, por uma semana, eles descartaram o leite em protesto.

Dinamarca - Em média, a situação do mercado de leite foi boa em 2013. Um preço recorde de 43 cêntimos pelo leite convencional e 50 cêntimos pelo leite bio está a ser pago atualmente. Esse é um desenvolvimento que os produtores de leite da Dinamarca estão à espera há 20 anos. O governo dinamarquês está agora a prestar mais atenção à agricultura, à medida que as exportações deste setor vêm aumentando continuamente desde 2008 e, dessa forma, gerando crescimento.

França - A situação é catastrófica. Há pouco tempo, o preço do leite aumentou para 45 cêntimos, tendo sido consideravelmente menor anteriormente. Muitas companhias de lácteos querem que os preços baixem novamente.

Alemanha - A quota de produção de leite está atualmente a ser excedida na Alemanha, com a ameaça de uma multa substancial de 11 cêntimos por litro. Em algumas regiões, o preço do leite caiu de 43 cêntimos no inverno para 32 cêntimos na primavera. A Alemanha é um mercado dividido: ao contrário do resto do país, a no noroeste em particular, as grandes companhias como Arla e Friesland Campina estão a dominar e a tentar adquirir participações cada vez maiores do mercado.

Irlanda - A situação na Irlanda ainda é boa, assim como era nos últimos seis meses. Por outro lado, o cenário do mercado mundial é diferente. O Dairy Board Index caiu  para 33 cêntimos. Dessa forma, o preço do leite deverá cair na Irlanda nos próximos meses. Poderá haver uma mudança ainda mais drástica na situação, porém, se a procura anteriormente estável da China diminuir. Então, as explorações agora em crescimento poderão vir a estar numa situação complicada.

Itália - No final de 2013, houve uma tensão considerável no mercado de leite devido à escassez do produto. Isso direcionou os preços para cima. Agora, a situação é diferente e a indústria  está a pressionar os preços. No momento, o preço do leite é de 44 a 45 cêntimos e a indústria quer que este fique em menos de 42 cêntimos. O volume de leite em 2014 deverá ficar num nível similar ao de 2013. 

Holanda - O preço do leite está a decrescer ligeiramente, à medida que os preços mundiais estão a cair. Entretanto, a associação de produtores holandeses é da opinião de que isso dificilmente terá qualquer impacto nas margens. A associação de produtores e a indústria de lácteos na Holanda formaram novas organizações interprofissionais que começarão trabalhos em 2015. Ainda não se sabe se estas organizações farão alguma diferença para os produtores. No ano passado, a quota leiteira da Holanda foi excedida em 5% e a produção ainda está a aumentar.

Polónia -  Os produtores da Polónia ainda estão satisfeitos com os preços de 45cêntimos por litro de leite. No entanto, a crise na Ucrânia em breve começará a ser sentida e colocará sob pressão o mercado de leite. Sem exportação para Rússia, os preços cairão.

Os dados são do site do European Milk Board (http://europeanmilkboard.org), traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.


 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.