ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA PASSWORD SOU UM NOVO UTILIZADOR

A qualidade da água interessa!

ANIMAIS JOVENS

EM 02/03/2017

0
0
Os controlos da qualidade da água devem ser efectuados anualmente - no mínimo.
Assegurar que o leite chega ao sistema digestivo do vitelo pode ser complicado misturando soluções com água "macia", de acordo com um especialista em nutrição da Land O'Lakes.

A água é "amaciada" pelo sódio, no entanto excesso de sódio causa toxicidade!

Os ingredientes do leite de substituição contêm muita água, escreve o Dr. Earlywine para o boletim informativo da Dairy Connection da North Dakota State University.

Os vitelos jovens não toleram bem a má qualidade da água. A qualidade da água pode afetar a qualidade do leite misturado, a solução eletrolítica, o consumo de água  e ingestão inicial, a saúde dosvitelos, desenvolvimento do rúmen e a eficácia dos produtos de limpeza e desinfetantes.

Um erro muito comum no maneio da água é o uso de cloreto de sódio - água amaciada para reconstituir o substituto do leite. A qualidade da água pode afetar a qualidade do leite de substituição e das soluções de eletrólitos, e o consumo de água por parte do vitelo. 


O sódio substitui os minerais de dureza para suavizar a água, e isso pode levar à toxicidade de sódio em vitelos, escreve Schroeder.
Embora algumas diretrizes de teste indiquem que 2.000 partes por milhão (ppm) de sódio na água são seguros para o gado, esses números não se aplicam aos vitelos jovens. Os vitelos podem tolerar apenas 50 ppm de sódio. A água macia excede frequentemente esse limiar. Assim, o uso de água macia para reconstituir o substituto do leite aumentaria o problema devido ao sódio já presente no substituto do leite.

Os vitelos também são sensíveis a níveis excessivos de ferro, manganês, magnésio, enxofre e contaminação microbiana.
O melhor conselho: obter um teste da qualidade da água. Ao submeter amostras de água para análise, solicite uma avaliação de:
- Sais solúveis totais ou sólidos dissolvidos totais, que medem a salinidade ou a quantidade de sais solúveis em água, incluindo sais de cálcio, magnésio, sódio, cloreto e sulfato
- Dureza - cálcio, magnésio, ferro, zinco e manganês afetam a dureza da água
- Todos os minerais individuais listados no total de sólidos dissolvidos e testes de dureza
- pH
- Nitratos
- Cobre
- Fósforo
- Os contaminantes microbianos, tais como coliformes, E. coli e salmonelas 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.