FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA PASSWORD SOU UM NOVO UTILIZADOR

Imunidade contra doenças respiratórias: a importância do colostro

ANIMAIS JOVENS

EM 08/02/2017

0
0
Um fator importante na saúde do vitelo é a presença de anticorpos maternos em no colostro durante as primeiras semanas críticas da vida.


A doença respiratória bovina  é uma das mais importantes doenças que afetam os bovinos nos EUA e é uma importante causa de perdas económicas em todo o mundo. Estima-se que as perdas económicas devido a morbidade e mortalidade associadas com a doença na indústria da carne em os EUA possam chegar a US $ 800 a US $ 900 milhões por ano.

Os agentes patogénicos respiratórios virais, como o vírus da diarreia viral bovina 1 e 2 (BVDV 1 e BVDV 2), rinotraqueíte infecciosa bovina (IBR), vírus sincicial respiratório bovino (BRSV) e o vírus parainfluenza-3 (PI3) desempenham um papel importante na patogénese da doença devido à sua capacidade de prejudicar a integridade do trato respiratório superior, causando imunossupressão, infecção bacteriana secundária e promover a causa da doença clínica aguda.


A duração da imunidade depende directamente da quantidade de anticorpos específicos para BVDV, BHV-1, BRSV e PI3 ingeridos e absorvido a partir de colostro materno. Quanto mais elevados os níveis de anticorpos absorvidos a partir de colostro, maior a duração da imunidade de origem materna e quanto mais longa a protecção contra estes agentes.

Curiosamente, uma alta variação nos níveis séricos iniciais de anticorpos contra o vírus respiratórios é observada em vitelos que recebem colostro no nascimento. Fornecer imunoglobulinas para impedir a falha de transferência passiva em bezerros recém-nascidos, nem sempre se traduz em transferência de níveis adequados de imunoglobulinas específicas do vírus.

Por outro lado, níveis consistentes de anticorpos colostro reduz o risco de introdução de patógenos respiratórios virais e facilita a previsão de tempo ideal para a vacinação.


0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.