ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA PASSWORD SOU UM NOVO UTILIZADOR

O desmame exige paciência

ANIMAIS JOVENS

EM 15/03/2017

0
0
Assim como em sistemas de alimentação convencionais, também o alimentador automático de vitelos pode operar de várias formas, e a forma como é realizada a gestão afeta a saúde, stress do vitelo.

Também de modo semelhante aos sistemas convencionais, um dos momentos mais difíceis da alimentação é a fase do desmame.

A maioria dos sistemas automáticos visa fornecer o leite adequado na fase pre-desmame. Por isso é especialmente importante para os animais passarem de altos níveis de consumo de leite para níveis mais moderados a nenhum.

A Universidade de Kentucky Katie Kelly compilou estas quatro dicas para o desmame  em situações de alimentação automática. O ritmo certo pode fazer a transição suave e menos stressante para os vitelos.

1. Programar o alimentador automático para cumprir as metas. Pouco antes de desmame o vitelo consome 8 a 16 litros de leite através de quatro a oito visitas por dia. Programar o sistema para descer as visitas e a quantidade de leite durante o decurso de uma semana a 10 dias.

2. Faça transições com calma. Uma abordagem de uma-duas semanas, reduzindo assim as necessidades de energia necessários e incentivando os vitelos a consumir o starter.

3. Starter  e água limpa disponível. A água sempre disponível e o starter fornecido depois dos  3 dias de idade. Quando o leite é reduzido, estes dois itens são o essencial para o fornecimento de hidratação e energia.

4. Não mude muitas coisas ao mesmo tempo. Mantenha os vitelos com o grupo uma a duas semanas após o desmame enquanto se ajustam à comida seca. Isto reduz o stress de forma significativa.

O processo de desmame é crítico na vida do jovem vitelo e é uma das maiores oportunidades na exploração agrícola para definir o cenário para uma vida produtiva. Tome o seu tempo de forma a fazer tudo corretamente. 

O artigo é da Hoards Dairyman, adaptado pelo MILKPOINT

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.