a carregar...
Fechar
Subscreva a nossa newsletter

É só registar-se! Recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente no seu e-mail. É gratuito.

Porque não crescem os meus vitelos?

publicado em 12-05-2017

2 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Em média, apenas 36% dos produtores nos EUA pesam os vitelos para determinar a o ganho médio diário. Uma vez que este parâmetro pode fornecer informações valiosas sobre o seu programa de recria, muitos produtores de leite estão aqui a perder uma oportunidade preciosa!

Taxas mais elevadas de ganho, tipicamente obtidas pela alimentação de mais leite ou substituto do leite, tem sido associada a uma melhor saúde e desempenho a médio e longo prazo.

Tradicionalmente, esperava-se que as taxas de crescimento das vitelas fossem em média 0,5 Kg por dia. Atualmente, ocorreu uma mudança, e a maioria dos especialistas concorda que os vitelos devem duplicar o seu peso ao desmame às 8 semanas de idade. Para atingir este objectivo, os vitelos devem ter uma média de pelo menos 0,7 Kg por dia.

Quando não estão a corresponder a estas expectativas, considere as seguintes áreas problemáticas:

- nutrição inadequada
- saúde, especialmente pneumonia subclínica: para cada vitelo com pneumonia clínica, podemos esperar quase dois casos adicionais de pneumonia subclínica.
- stress ambiental excessivo: o frio é o principal fator; para se aquecerem a energia é desviada do desenvolvimento do sistema imunológico e do crescimento, deixando os vitelos suscetíveis à doença e menores ganhos médios diários. 
- stress social: grupos de vitelos com animais mais velhos
- nutrição inadequada (quantidade, qualidade e acessibilidade - 7,5 litros de leite  ou substituto de leite é considerado um volume adequado. A contaminação bacteriana deve ser mínima).

Em resumo, medir a taxa de crescimento pode ajudar a identificar o sub-desempenho do maneio de vitelos. Trabalhe com seu veterinário e nutricionista para solucionar caso o vitelo não atinja o peso ideal às 8 semanas de idade.

Analise cuidadosamente a formulação e padrões de consumo padrões de doença, sucesso de detecção e tratamento, e stress ambiental que podem estar a contribuir para um crescimento sub-óptimo.


O artigo é da Progressive Dairyman adaptado pela equipa MILKPOINT

Avalie este conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

António Luiz Gomes

Santarém - Santarém - Pesquisa/ensino
postado em 14-05-2017

O artigo original fala em 2-2,5 galões de leite por dia. Um galão EUA são 3,785 litros, pelo que, em litros, a quantidade de leite recomendada é entre 7,5 e 9,5 litros.

Ana Fernandes

OUTRA - OUTRO - Brasil - Media/press
postado em 23-05-2017

Bom dia Professor António Luiz Gomes, já retificamos o erro. Obrigada pelo comentário!

Quer receber os próximos comentários desse artigo no seu e-mail?

Receber os próximos comentários no meu e-mail

Envie o seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2017 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento da MilkPoint.PT.

Consulte a nossa Política de Privacidade