FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA PASSWORD SOU UM NOVO UTILIZADOR

Utilizar um refratómetro para monitorizar o sucesso do encalostramento

ANIMAIS JOVENS

EM 09/05/2018

0
0

Utilizar um refratómetro é um método barato e confiável para verificar se o seu programa de colostro está a funcionar bem. Como está o seu encalostramento? Está confiante de que todos os vitelos recebem 10% de seu peso corporal em colostro de alta qualidade dentro de quatro horas após o nascimento?

 

Embora seja quase impossível garantir que todas essas etapas importantes decorrem com uma eficácia de 100% numa exploração muito movimentada, existe uma maneira fácil de verificar o que dizem os vitelos sobre o maneio do colostro na sua exploração. Numerosos estudos mostraram que uma proteína total de 5,2 a 5,5 g / dl indica que os vitelos obtiveram “transferência passiva bem sucedida” de imunidade - isto é, uma concentração sérica de IgG ≥10 g / L. Refratómetros são muito usados para averiguar a qualidade do colostro. Em vitelos com com menos de sete dias de idade, a maioria das proteínas que circulam no sangue vem do colostro, portanto a proteína total é um indicador confiável de IgG circulante.

Existem dois cenários nos quais a IgG (e não as proteínas totais) deve ser medida: 1) Em vitelos alimentados com um substituto de colostro, a proporção de gordura para proteína e IgG para proteína é diferente do que no colostro materno fresco, resultando em resultados imprecisos em refratómetro. 2) Em vitelos com desidratação, o volume sanguíneo é diminuído, resultando em proteína mais concentrada no sangue, potencialmente causando leituras falso-positivas em um refratómetro. Uma maneira rápida de verificar os níveis de hidratação é fazer uma prega de pele no pescoço. Se a pele não recuar instantaneamente, o vitelo tem alguma desidratação.

Mantenha registos dos vitelos para que, com o tempo,  possa monitorizar o sucesso do programa de colostro. Se menos de 90% dos vitelos tiverem transferência passiva bem-sucedida, procure o elo fraco do seu sistema. Todos os vitelos devem receber 10% do peso corporal com colostro limpo e de alta qualidade dentro de quatro horas após o nascimento.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.