a carregar...
Fechar
Subscreva a nossa newsletter

É só registar-se! Recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente no seu e-mail. É gratuito.

Língua azul: Edital 45 publicado pela DGAV

publicado em 09-11-2017

Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Foi publicado no dia 3 de novembro o Edital n.º 45 da Língua Azul, em que Portugal se declara livre do serótipo 4 da língua azul, com levantamento da respetiva zona de restrição e das condicionantes inerentes à movimentação animal.

Passa assim a existir uma única zona de restrição, para o serotipo 1 da língua azul, que abrange a totalidade do território de Portugal Continental, mantendo-se em vigor as medidas para controlo deste serotipo. 

Mantém-se a vacinação obrigatória do efetivo ovino reprodutor adulto e dos jovens destinados à reprodução como a medida mais eficaz para suster a progressão da doença nas zonas onde existem indícios de circulação viral.

Assim:
- As áreas das regiões autónomas dos Açores e da Madeira constituem uma zona livre de língua azul.
- A área geográfica sujeita a restrições por serotipo 1 do vírus da língua azul, adiante designada como S1, é constituída pela totalidade do território continental.
- É obrigatória a vacinação contra o serotipo 1 do vírus da língua azul, dos ovinos existentes nos concelhos e freguesias indicados na tabela seguinte, mediante a primovacinação ou revacinação anual com vacina inativada, do efetivo ovino reprodutor adulto e dos jovens destinados à reprodução, a partir dos 6 meses de idade.
Fonte: DGAV

- No caso da vacinação obrigatória, a vacina contra o serotipo 1 é fornecida pelo Estado às Organizações de Produtores Pecuários (OPP) cujos médicos veterinários procedam à aplicação da vacina.


A Língua Azul é uma doença viral, infeciosa não contagiosa, não transmissível aos humanos. Existem 26 serotipos que se traduzem por 26 doenças diferentes sem imunidade cruzada entre elas.


Em Portugal encontra-se atualmente em circulação o serotipo 1 da Língua Azul na totalidade do território continental.


Consulte aqui o edital na sua íntegra.
A informação é da DGAV.

Avalie este conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Copyright © 2000 - 2017 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento da MilkPoint.PT.

Consulte a nossa Política de Privacidade