ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Língua azul: Edital 45 publicado pela DGAV

Foi publicado no dia 3 de novembro o Edital n.º 45 da Língua Azul, em que Portugal se declara livre do serótipo 4 da língua azul, com levantamento da respetiva zona de restrição e das condicionantes inerentes à movimentação animal.

Passa assim a existir uma única zona de restrição, para o serotipo 1 da língua azul, que abrange a totalidade do território de Portugal Continental, mantendo-se em vigor as medidas para controlo deste serotipo. 

Mantém-se a vacinação obrigatória do efetivo ovino reprodutor adulto e dos jovens destinados à reprodução como a medida mais eficaz para suster a progressão da doença nas zonas onde existem indícios de circulação viral.

Assim:
- As áreas das regiões autónomas dos Açores e da Madeira constituem uma zona livre de língua azul.
- A área geográfica sujeita a restrições por serotipo 1 do vírus da língua azul, adiante designada como S1, é constituída pela totalidade do território continental.
- É obrigatória a vacinação contra o serotipo 1 do vírus da língua azul, dos ovinos existentes nos concelhos e freguesias indicados na tabela seguinte, mediante a primovacinação ou revacinação anual com vacina inativada, do efetivo ovino reprodutor adulto e dos jovens destinados à reprodução, a partir dos 6 meses de idade.
Fonte: DGAV

- No caso da vacinação obrigatória, a vacina contra o serotipo 1 é fornecida pelo Estado às Organizações de Produtores Pecuários (OPP) cujos médicos veterinários procedam à aplicação da vacina.


A Língua Azul é uma doença viral, infeciosa não contagiosa, não transmissível aos humanos. Existem 26 serotipos que se traduzem por 26 doenças diferentes sem imunidade cruzada entre elas.


Em Portugal encontra-se atualmente em circulação o serotipo 1 da Língua Azul na totalidade do território continental.


Consulte aqui o edital na sua íntegra.
A informação é da DGAV.

NOTÍCIAS AGRIPOINT

0

COMENTÁRIOS SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Seu comentário será exibido, assim que aprovado, para todos os usuários que acessarem este material.

Seu comentário não será publicado e apenas os moderadores do portal poderão visualizá-lo.

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.