ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA PASSWORD SOU UM NOVO UTILIZADOR

Qualidades e beneficios do leite de Ovelha

Indivíduos que desenvolveram intolerâncias aos leites e laticínios fabricados a partir de vacas ou de cabras podem encontrar nos produtos de leite de ovelha uma alternativa viável e segura.

O leite de ovelha aparenta ser mais digestível para o ser humano, que o leite de vaca ou de cabra e não tem cheiro nem sabor tão intenso como o leite de cabra. Contém cerca de duas vezes e, nalguns casos, muito mais do que o dobro da quantidade de sólidos encontrados nos leites de cabra e de vaca, e como tal é indicado que pela sua superioridade deve pertencer a uma classe própria.

Devido ao seu elevado teor de cálcio, o leite de ovelha, é muito bom para a prevenção e como adjuvante de tratamento da osteoporose. Há fontes que indicam que o leite de ovelha também está associado a uma maior longevidade da vida humana.



Foto: Rebanho de ovelhas da Serra da Estrela
 
O leite de ovelha é ideal para produção de queijo, por conter o dobro da quantidade de sólidos comparativamente aos leites de vaca ou de cabra. Onde dez litros de leite de vaca são usados para produzir 1 kg de queijo Gouda, apenas cinco litros de leite de ovelha são são suficientes para a produção da mesma quantidade de queijo.

O leite de ovelha é também o produto lácteo ideal para as pessoas que seguem uma dieta baixa em hidratos de carbono e alta em gordura (LCHF, low carb high fat) por ser tão rico em gordura.

VALOR NUTRICIONAL

A superioridade do leite de ovelha encontra-se na composição do leite quando comparada em termos relativos com os leites de cabra e de vaca. Especialmente nas diferenças das substâncias nutritivas críticas como as proteínas, cálcio, ferro, magnésio, zinco, tiamina, riboflavina, Vit. B6 e B12, Vit. D, aminoácidos de cadeia média, ácido linóleico e 10 dos aminoácidos essenciais.

As necessidades diárias de cálcio, riboflavina e 5 dos aminoácidos essenciais são cobertas através da ingestão de 2 xícaras (490 g) de leite de ovelha por dia.
Em alternativa, o consumo de 2 xícaras de iogurte de ovelha ou 93 g de queijo de ovelha também cobrem os parâmetros anteriormente mencionados.

Cálcio, zinco e outros e minerais:

O zinco é essencial para uma pele saudável e a razão cálcio : fósforo no leite de ovelha é quase perfeita, e um não pode ser digerido sem o outro.
O cálcio como já foi referido é fundamental para a correta formação e manutenção óssea.

Vitaminas:

As vitaminas do complexo B e, especialmente, vitaminas como A, D e E são absolutamente essenciais para uma boa saúde e muitas vezes é recomendada a sua suplementação. Todas estas vitaminas constam naturalmente em grandes quantidades no leite de ovelha sendo este também especialmente rico em ácido fólico e Vit. B12.

Lípidos:

O leite de ovelha contém o dobro da quantidade de gordura comparativamente aos leites de cabra e de vaca, mas as micelas de lípidos no leite de ovelha têm um tamanho menor que os de vaca ou de cabra, tornando-o naturalmente mais homogéneo. Os glóbulos de lípidos mais pequenos têm também a vantagem de serem mais facilmente digeridos.

Por conter uma quantidade mais elevada de ácidos gordos saturados de cadeia curta e média, acredita-se que isso conduz a uma absorção mais elevada de lactose, que é um benefício para aqueles que são intolerantes à lactose.

Os valores médicos e nutricionais dos ácidos gordos de cadeia média (MCT ou triglicéridos) são bem conhecidos e os seus benefíciosjá foram comprovados numa ampla variedade de doenças, como do coração, epilepsia em crianças, fibrose cística, pedras na vesícula, etc, devido à sua única capacidade metabólica para fornecer energia. MCT também limita ou inibe os depósitos de colesterol, outra qualidade única dos MCT é estes não seguem a rota lipídica normal através do sistema linfático.

A ingestão diária recomendada de 15 g de MCT pode ser fornecida por cerca de 60 g de manteiga ovelhas.

Proteína:

A caseína no leite de ovelha é muito tolerada por indivíduos com intolerância aos leites de cabra ou de vaca. À semelhança dos outros leites, as proteínas do soro de leite no leite de ovelha são muito digestiveis. O leite de ovelha contém uma maior concentração deste tipo de proteína que os leites de de cabra ou de vaca o que também contribui para uma melhor digestibilidade.

Lactose:

Mesmo no caso de pessoas com uma elevada intolerância à lactose, pode ainda ser possível o consumo de produtos lácteos de ovelha porque existem provas de que a lactose do leite de ovelha é mais aceitável para estas pessoas do que a dos outros tipos de leite.

Fonte: Este artigo provém do site da Sasheepdairy.co.za tendo sido traduzido e adaptado pela equipa do MilkPoint

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FERREIRA ANTONIO

EM 01-02-2018

muito bom