FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA PASSWORD SOU UM NOVO UTILIZADOR

Raças ovinas leiteiras unem esforços no país vizinho

As raças de ovinos  Assaf, Manchega, Churra e Latxa estão a trabalhar em conjunto, num projeto financiado pelo Ministério da Agricultura e Pesca, Alimentação e Meio Ambiente (Mapama) e pelo Instituto Nacional de Investigacão Agrária (INIA) na constituir de uma "metapopulação" de referência com que seja possível trabalhar de forma comum do ponto de vista da genética. Desta forma, pretende-se harmonizar as avaliações genéticas já existentes e estabelecer novos caracteres nas ovelhas. 

 

“São estudos teóricos com o objetivo de encontrar uma população de referência que sirva para várias raças de ovinos com aptidão leiteira. É um desafio, pois por um lado permitiria fazer uma gestão de custos mas por outro lado, do ponto de vista prático, parece-nos ainda complicado”, assinala o especialista Juan José Jurado. Desta forma pretende-se ganhar competitividade nas raças autóctones, que têm perdido efetivos ao longo do tempo.

 

Estão já a ser desenvolvidas experiências na gestão comum de programas de seleção, com ênfase na genómica, em raças de ovinos de leite de ambos os lados dos Pirinéus. Este é um projeto interfronteiriço orçamentado em cerca de 1.155.072 €.

 

O artigo é da Oviespana.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.