ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA PASSWORD SOU UM NOVO UTILIZADOR

A suplementação com vitamina B condiciona o desempenho reprodutivo

Tanto para um produtor de leite como para um nutricionista, o objetivo é comum: manter constante a composição da ração para estabilizar o ambiente ruminal e manter a vaca leiteira com bons níveis de desempenho.

Na realidade, para a maioria das explorações torna difícil de alcançar! A qualidade da forragem varia de uma campanha para outra, bem como os próprios ingrediente. Alguns factores podem não ser prontamente conhecidos, ou mudar durante o decorrer do período de alimentação, tais como a digestibilidade do amido em silagem ou a digestibilidade da fibra.

É bem conhecido que qualquer alteração da ração vai influenciar o ambiente do rúmen e sua população microbiana. Diferentes ingredientes serão degradados e utilizados de forma diferente no rúmen o que irá proporcionar um perfil de nutrientes completamente diferente para a vaca. A solubilidade de aminoácidos, gorduras e hidratos de carbono no rúmen, irá variar, e formulação de ração vai precisar de ser ajustada.

Muitas vezes esquecida, a vitamina B, sintetizada por micróbios do rúmen é grandemente modificada com essas alterações.

Apesar de estarmos ainda na fase inicial de compreender a influência da composição da ração sobre a síntese e degradação ruminal de vitaminas do complexo B, os investigadores parecem ter encontrado uma relação causal.

Estudou-se a influência da passagem forragem para concentrado em alguns ensaios. A síntese microbiana ruminal de riboflavina (B2) aumentou, enquanto a síntese de B12 diminuiu quando a ração era composta por apenas 40% de forrageiras em comparação em relação a uma maior proporção de forragem/concentrado (60%/40%). Também foi medida a síntese ruminal de outras vitaminas do complexo B, como tiamina e niacina, e observou-se um aumento da síntese quando a concentração de volumoso na dieta foi reduzida de 61% para 45%.

O tipo de forragem também irá influenciar a síntese ruminal de muitas vitaminas B, provavelmente através do seu efeito sobre o pH do rúmen e azoto microbiano. Neste mesmo estudo, foi demonstrado que o tipo de processamento de milho irá igualmente influenciar a síntese ruminal de vitaminas do complexo B. Outros factores são conhecidos por afectarem a síntese da vitamina B, como os precursores para a síntese de vitaminas, factores anti-nutricionais e as taxas de crescimento microbiano, mas não têm sido completamente quantificados. Sabemos também que, a partir de estudos anteriores, que vitaminas B fornecidos na ração são degradados por micróbios ruminais.

Devemos adicionar vitamina B na alimentação de vacas leiteiras para compensar a variação na síntese ruminal e manter o seu desempenho?

Estudos realizados desde 1995 mostram melhorias na produção de leite, produção de componentes do leite, eficiência alimentar, o estado de saúde em todo o parto e reprodução quando vacas leiteiras foram suplementadas com vitaminas do complexo B, (protegidas da degradação ruminal).

Um estudo mais recente, realizado na Universidade da Califórnia - Davis, avaliou o efeito da suplementação na dieta uma mistura de vitaminas do complexo B protegidas (ácido fólico, B12, piridoxina, ácido pantoténico e biotina) sobre o desempenho reprodutivo. O estudo envolveu 949 vacas multíparas divididos em grupos de controlo e tratamento. Durante o ensaio a fonte de volumoso e alguns ingredientes alterados. Ambos os grupos tiveram acesso à mesma ração que foi mudando ao longo do tempo, devido à forma como o experimento foi concebido.

A suplementação de vitaminas do complexo B a protegido mistura melhorou a taxa de concepção em 13 % em relação ao grupo controlo. Essa melhora foi mantida até 200 dias em lactação.


Foi assim sugerido que a síntese ruminal de vitaminas B não foi suficiente para as exigências das vacas leiteiras num desempenho reprodutivo ideal.

Muitos estudos têm demonstrado o benefício do complemento de uma vitamina B protegida para melhorar o desempenho e saúde, o que sugere que a síntese ruminal não é suficiente para obter um desempenho ideal em muitas ocasiões.

* O artigo foi adaptado da Progressive Dairyman. 

Hélène Leclerc
Technical Support and R&D
Jefo Nutrition Inc.



0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.