FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA PASSWORD SOU UM NOVO UTILIZADOR

Água - será que todas as vacas bebem o suficiente?

Em pleno verão, as temperaturas a subir, e com previsões de temperaturas mais elevadas, Piers Badnell da DairyCo questiona: as suas vacas estão a receber água suficiente?

A falta de água é não só uma questão de bem-estar, é também uma questão de rentabilidade da exploração.

Um grupo de discussão da DairyCo, esteve reunido num dia de campo, avaliando precisamente a taxa de fluxo de água na calha, utilizando uma meta de 14 litros por vaca por hora.  "É uma medição aparentemente não sofisticada, mas um exercício útil, e é feito segurando um jarro sob a entrada e cronometrando quanto tempo leva a encher", refere o técnico.

Piers Badnell, conta a sseguinte situação: "as vacas têm comportamentos de grupo e o mesmo se aplica na hora de beber. Também têm uma hierarquia, o que faz com que questionemos: será que as vacas hierarquicamente menos importantes ou as novilhas obtêm a água suficiente? Uma vez eu assisti uma novilha caminhando em direção ao bebedouro. A uma distância de cerca de 15 metros, ela parou, olhou para as vacas ao redor do cocho e não prosseguiu". Em seguida, ela viu outro cocho sem vacas e partiu em direção a este". 


O artigo refere a importância da observação de vários pontos críticos:

- A acessibilidade da água a partir de todos os ângulos
- A taxa de fluxo adequada
- As necessidades de água dependem de vários fatores como percentagem de matéria seca dos alimentos,  fase de lactação e temperatura


Como calcular a exigência de uma vaca? É uma maneira de calcular que uma vaca precisa de 30-40 litros para a sua manutenção, além de 3-4 litros por litro produzido. Este é apenas um referencial para temperaturas até 20 ° C, os requisitos aumentam com a temperatura.

Fonte: DairyCo, artigo adaptado pela equipa Milkpoint


 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.