FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA PASSWORD SOU UM NOVO UTILIZADOR

Alimentação: Vacas mais velhas conseguem uma digestão mais eficiente

Com o florescer da sexagem de sémen e de outros fatores inovadores relacionados com gestão, a idade média da vaca leiteira americana é cada vez mais baixa.
Dito isto, muitas explorações ainda beneficiam por se focarem na longevidade dos seus efetivos. O maior motivo prende-se com o potencial mais elevado de produção de leite disponível com o avançar da idade das vacas.

A fim de compreender plenamente algumas das complexidades por detrás das vantagens e desvantagens de vacas mais velhas, investigadores na Suíça e na Alemanha debruçaram-se sobre as mudanças que o aparelho digestivo sofre à medida que as vacas envelhecem.

Concretamente, os investigadores queriam compreender como era a evolução a nível da ingestão de alimentos, atividade de mastigação e digestão em vacas mais velhas quando comparadas com bovinos mais jovens.

Os cientistas descobriram que o consumo de matéria orgânica aumenta com a idade de vaca e que o pico da digestibilidade de fibra acontece por volta dos 4 a 6 anos de idade. Além disso, a quantidade de tempo que o alimento se mantém no rúmen é significativamente maior em bovinos mais velhos do que em mais jovens.


O estudo publicado na edição de maio do Journal of Dairy Science concluiu que as vacas mais velhas mantêm a eficiência na ingestão e digestão de alimento, mantendo o alimento por mais tempo no rúmen e com uma ruminação mais intensa do que as vacas mais jovens. Os investigadores sugerem que as vacas vão aprendendo com as suas próprias experiências a nível de comportamentos de alimentação e ruminação e ainda que sofrem alterações anatómicas com a idade. Estes dois fatores explicariam os resultados obtidos.

Adaptado pela Equipa MilkPoint a partir do original publicado em Julho de 2016 por Maggie Seiler em Hoard’s Dairyman. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.