FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA PASSWORD SOU UM NOVO UTILIZADOR

Amostrando fardos de feno

POR THIAGO FERNANDES BERNARDES

NUTRIÇÃO, FORRAGENS & PASTAGENS

EM 29/05/2017

0
1
*Artigo original do MilkPoint Brasil

No último artigo analisamos os aspetos relativos à amostragem no silo e, consequentemente, no balanceamento da dieta e desempenho dos animais. Naquele texto, demos ênfase para as silagens stocadas em trincheiras, silo superfície e bolsas. Neste mês, a discussão sobre a importância de se obter uma amostra que represente o alimento continua, e o foco será dado para silagens (pré-secado) e fenos stocados na forma de fardos.

Um fardo, seja ele retangular ou redondo não é uniforme quanto à distribuição dos seus componentes, uma vez que folhas e caules podem se separar durante o enfardamento e permanecerem em posições distintas no fardo. Além disso, os fatores que precedem o enfardamento, tal como as variações na leira e entre leiras também afetam a uniformidade. Desse modo, há posições específicas de amostragem para cada tipo de fardo e um número mínimo de amostras para que o valor nutritivo de um lote de pré-secado ou feno seja representativo.

Quanto às posições, fardos retangulares de feno devem ser amostrados no centro de uma das extremidades, conforme indicado na Figura 1. Isto porque, há uma tendência das folhas se acumularem nas laterais.

Figura 1. Posição onde o fardo retangular deve ser amostrado
 
Amostrando fardos de feno e pré-secado

Na Figura 2, está ilustrado a correta maneira de se amostrar fardos redondos. Neste caso, amostre onde o fardo possui uma ‘curva’.

Figura 2. Posição onde o fardo redondo deve ser amostrado.
 
Amostrando fardos de feno e pré-secado

 
 

Principais diretrizes para amostragem de fardos:

1. Faça a separação por lotes de acordo com as características deles;
2. Para cada lote, tome 20 amostras para fardos retangulares e 10 amostras para fardos redondos. Em ambos os casos, tome uma amostra por fardo;
3. Em uma superfície plana e limpa, misture e homogeneize as amostras. Coloque todo o conteúdo em um saco plástico limpo;
4. Vede o saco plástico e identifique-o adequadamente, colocando o nome do amostrador, da propriedade, a data da coleta e a identidade do lote e da amostra (Ex: feno de Tifton 85);
5. Se for amostrar silagem pré-secada, após ensacá-la, congele-a imediatamente;
6. Não coloque a amostra a ser encaminhada ao laboratório em sacos de papel.


 

THIAGO FERNANDES BERNARDES

Professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) - MG.
www.tfbernardes.com

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.