FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA PASSWORD SOU UM NOVO UTILIZADOR

É possivel produzir 50 kg de leite com baixos teores de amido na dieta?

POR MARCELO HENTZ RAMOS, PHD / DIRETOR

NUTRIÇÃO, FORRAGENS & PASTAGENS

EM 06/07/2015

0
0
*Artigo Original MilkPoint Brasil, Por Marcelo Hentz Ramos – PhD – Diretor 3rlab

Podemos produzir 50 kg de leite com uma dieta contendo 20% de amido? Sim, podemos, e porque é que esta pergunta é importante? Por dois motivos: primeiro porque existe uma grande oportunidade de utilização de subprodutos e segundo porque possuímos forragem de altíssima qualidade. Os dois pontos mencionados normalmente podem resultar em dietas com menos amido. Precisam de ser 50 kg? Não, podem ser 20, 30 ou 40. O importante é entendermos que pode ser feito.

Investigadores do Instituto Minner desenvolveram um ensaio com o objetivo de responder à pergunta proposta no título deste artigo. Em adição, os autores também testaram dietas com alta inclusão de forragem e alta inclusão de subprodutos. Desta forma, o ensaio continha uma dieta convencional (C), uma dieta com alta inclusão de forragem (AF) e uma dieta com alta inclusão de subprodutos (AS), as duas últimas com baixos teores de amidos (próximos de 20%). É possivel observar na tabela 1 que a dieta convencional continha silagem de milho como também silagem de milho com nervura marrom (BMR), milho moído e alguns subprodutos. Já a dieta com alto teor de forragem continha apenas silagem de milho BMR e feno como fontes de forragem (63% da MS), não continham milho nem valores intermediários de subprodutos. Finalmente a dieta com alta inclusão de subprodutos continha a mesma proporção de forragem da dieta convencional com alta inclusão de subprodutos.

A composição da dieta demonstra os objetivos dos investigadores: a dieta convencional com amidos em torno dos 26% e dietas AF e AS com baixos amidos (20%). É interessante notar que a alta digestibilidades do FDN da dieta. Certamente um ponto de extrema importância para adoção de dietas com alta inclusão de forragens em explorações comerciais. Em adição a digestibilidade do amido em 7 horas também foi um valor reportado no ensaio e que é necessário medir recorrendo a uma análise do amido nas fezes dos animais antes de recomendar a utilização de baixos níveis de amido nas dietas comerciais.

Dados de produção demonstraram uma pequena vantagem na produção de leite para a dieta convencional quando comparada com as outras duas dietas. No entanto, quando é analisado o leite corrigido por gordura é de notar que não existe diferença entre os tratamentos.

Conclui-se assim que e possivel produzir leite com elevados valores de forragem e/ou baixo amido e/ou alta inclusão de subprodutos, pontos que criam excelentes alternativas para aumentar a lucratividade das explorações.

Tabela 1 – Composição bromatologica e desempenho das vacas leiteiras alimentadas com dietas convencionais (C), com alta inclusão de forragem (AF) ou alta inclusão de subprodutos (AS)


C = dieta convencional, AF = dieta com alta forragem e AS = dieta com alta inclusão de subprodutos
dFDN = digestibilidade do FDN em 24 horas.
dAmido = digestibilidade do amido em 7 horas.
CMS = consumo de matéria seca

Referência: Effects of corn-based reduced-starch diets using alternative carbohydrate sources on performance of lactating Holstein cows. H. M. Dann, S. M. Fredin, K. W. Cotanch, R. J. Grant, C. Kokko, P. Ji and K. Fujita. JDS 98:4041-4054

MARCELO HENTZ RAMOS, PHD / DIRETOR

Tecnologia americana gerando resultados no agronegócio Brasileiro.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.