FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA PASSWORD SOU UM NOVO UTILIZADOR

"Lixo" pode prejudicar qualidade da forragem

A forragem muitas vezes contém muito mais "lixo" do que muitos produtores percepcionam. Como esta sujidade é, em sua maioria, sílica (areia), tem muito pouco valor nutricional. Em forragens, a quantidade de contaminação com sujidade pode ser estimada medindo o seu teor em cinzas.

Algumas cinzas internas ocorrem naturalmente em pastos (5 a 6%) e luzerna (6 a 8%) de minerais como cálcio, potássio, fósforo e magnésio, mas parte das cinzas acima desses níveis vem de contaminação.

Amostras de feno e forragem enviadas ao Laboratório de Análise de Solo e Forragem da Universidade de Wisconsin tinham em média cerca de 4% de contaminação com "lixo". Além disso, algumas amostras continham até 18%, sugerindo que mais de 10% dessa forragem simplesmente "lixo".

Este "lixo" pode contaminar a forragem de várias formas. Algumas são naturais e inevitáveis. Pastos e legumes que são acamados antes da colheita frequentemente entram em contato com o solo. Respingos de gotas de chuva ou irrigação podem se depositar no solo e nas plantas. 

O maneio durante a colheita, o stock, e fornecimento de forragens também pode adicionar lixo ao processo. Corte muito baixo também pode piorar este cenário diretamente e colocar as plantas em contato mais direto com o solo. Ancinhos e dentes de enfardadeiras que tocam o chão adicionarão mais "lixo" à forragem. Fardos armazenados no chão podem ter adição do solo, especialmente se estiver com lama quando a forragem é movimentada.

Vários ajustes de maneio podem reduzir a contaminação com sujeira: forragens resistentes ao acamamento ou colheita antes desse acamamento ocorrer; altura do corte de 7,6 centímetros ou maior; usar facas planas ou cortadores de disco em vez de facas em ângulo para reduzir a sucção do solo seco; manter as leiras no chão cortando com restolho mais alto e usando uma ampla faixa que fique na parte superior do restolho em vez de esmagá-lo; evitar que o ancinho e os dentes da enfardadeira toquem o chão. As rodas do ancinho tendem a adicionar sujeira, porque são impulsionados pelo chão; ancinhos rotativos com motor podem levantar o feno de forma mais suave se não forem operados muito rapidamente; limitar o movimento horizontal das leiras; quando as leiras são combinadas, mover a forragem na distância mais curta possível; juntar três leiras no centro ao invés de mover tudo para um lado; armazenas fardos fora da terra; armazenar forragem em concreto ou asfalto; minimizar a contaminação de lama quando se fornece ou movimenta a forragem.

A contaminação da forragem com "lixo" pode aumentar o peso da mesma. Infelizmente, cada quilo desnecessário equivale a um quilo a menos de nutrientes e reduzirá a qualidade da forragem nos testes.

A reportagem é do http://www.progressiveforage.com. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.