FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA PASSWORD SOU UM NOVO UTILIZADOR

Pontos importantes para a produção de uma boa silagem de milho: recomendações do Dr. Mike Hutjens

POR MARCELO HENTZ RAMOS, PHD / DIRETOR

NUTRIÇÃO, FORRAGENS & PASTAGENS

EM 29/04/2015

0
0
*Artigo Original MilkPoint Brasil

Durante o mês de abril de 2015 o Dr. Mike Hutjens, um renomeado nutricionista da atualidade, apresentou alguns pontos que ele considera de extrema importância na preparação da silagem de milho. Estes serão discutidos ao longo deste artigo.

Dr. Hutjens considera que além da escolha do híbrido vários fatores são responsáveis para a produção de uma silagem de boa qualidade: a maturação da planta, perdas na colheita, fertilidade do solo, temperatura, chuvas, quantidade de sol, etc. Ele destaca a qualidade da fibra (FDN) da silagem de milho incidindo nalguns parâmetros importantes: “uma unidade de aumento na digestibilidade do FDN equivale a 120 g de aumento de consumo de matéria seca (CMS) e 210 g de leite corrigido”. Dois pontos que qualquer nutricionista tem em conta numa exploração: CMS e produção de leite.

Um dos conceitos discutidos no webinar foi a utilização do FDN que não é disponível para vaca (FDNi). Este conceito está a ser utilizado como um marcador e ajuda a colocar uma meta de CMS na fazenda. Dr. Hutjens considera que entre 2.7 kg a 2.9 kg de FDNi é o consumo máximo de uma vaca. Por exemplo, numa dieta com 33% de FDN, CMS de 23 kg e 35% de FDNi, este efetivo deve ser capaz de consumir 2.6 kg de FDNi. Se o efetivo consumir menos, certamente existem pontos na exploração que podem ser melhorados.

Relativamente ao enchimento de silo, Dr. Hutjens recomenda:

- enchimento rápido
- foco na densidade
- 15 cm a 20 cm espessura da camada
- minimizar a sujidade no pneu do trator
- utilizar tratores pesados

Um ponto importante discutido no seminário foi a necessidade da utilização de inoculantes. Na tabela 1 é possível observar o impacto do inoculante na silagem. Notam-se melhorias nos parâmetros importantes do silo (recuperação de matéria seca, digestibilidade da matéria seca e produção de leite). A conclusão do estudo é que o custo/benefício é de 1:6, ou seja, para cada €1 investido o produtor deve ser capaz de recuperar €6.

Outro fator de extrema importância discutido pelo Dr. Hutjens é o processamento do grão da silagem de milho. Não se está a referir ao tamanho da partícula, mas sim do grão presente na silagem. Na figura 1 podemos observar o impacto do processamento na produção de leite. Para cada unidade de variação no processamento existe uma variação de 1 kg de leite ou 1 kg de milho. Em adição observa-se na figura 2 uma planta que foi colhida com os grãos mau processados, estes grãos estarão presentes na silagem (figura 3) e não irão contribuir para a produção de leite na exploração.

A formação contínua é de extrema importância para o aumento da eficiência nas nossas explorações. Desta maneira o 3rlab desenvolveu um webinar e um ciclo de palestras. O webinar é um programa mensal de palestras gratuito com notáveis professores e técnicos (http://www.3rlab.com.br/palestra-do-mes/) com o objetivo de fornecer o que existe de mais avançado aos nutricionistas (brasileiros) via a internet. O ciclo de palestras tem o objetivo de levar um professor americano reconhecido aos grandes centros produtores de leite e apresentar novidades que podem ser implementadas nas explorações (https://www.youtube.com/watch?v=9g42rVdIEs8). A ciência continua a apresentar resultados, devemos procurar aplicá-los.








MARCELO HENTZ RAMOS, PHD / DIRETOR

Tecnologia americana gerando resultados no agronegócio Brasileiro.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.