FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA PASSWORD SOU UM NOVO UTILIZADOR

Prevenção da infertilidade em Vacas Leiteiras - perspectiva nutricional

POR NUNO PALMA PINHEIRO DA SILVA

NUTRIÇÃO, FORRAGENS & PASTAGENS

EM 19/06/2014

0
0
A infertilidade em vacas leiteiras é uma das principais causas da não obtenção dos objectivos produtivos das explorações leiteiras.

Embora com múltiplas e variadas causas esta traduz-se sobretudo numa dilatação do período parto/início da gestação seguinte para além do período que é razoável e que permite a repetição de um parto cada ano. Tais causas relacionam-se com aspectos de maneio, de ambiente, doenças ou alterações hormonais, mas certamente que as causas nutricionais estão entre as mais importantes.

Entre os distúrbios nutricionais que causam infertilidade podemos destacar:

- o “deficit” energético no início da lactação será porventura o principal, dando origem a uma diminuição de secreções de hormonas da reprodução que levam a uma redução da actividade ovárica e das manifestações de cio; por outro lado esta condição leva normalmente a uma cetose ou acetonémia, estreitamente relacionada com a infertilidade.

- o excesso de azoto degradável no alimento, que leva a uma elevação dos níveis de amónia, directamente tóxica para o embrião e, indirectamente, inibindo a síntese hormonal, nomeadamente da progesterona; o “perigo” pode vir de ervas mto jovens (artigo “Os perigos da erva verde” abril 2014 - www.milkpoint.pt/secao-tecnica/nutricao/os-perigos-da-erva-verde-88589n.aspx), silagens de erva ou de luzerna mal conservadas ou complementações da dieta desajustadas em ureia ou compostos azotados.

- deficiências minerais, nomeadamente do fósforo, do manganês, do zinco, assim como o excesso de cálcio na dieta ou a carência em vitamina D, podem levar a uma hipocalcémia, que por sua vez predispõe a retenções placentárias, atrasos na involução uterina ou metrites .

- a carência em vitamina A e/ou carotenos, que intervém directamente na função da reprodução, conjuntamente com o zinco, a vitamina E e o selénio

Para a manutenção de bons índices de fertilidade dos efectivos de vacas leiteiras torna-se pois determinante a procura constante dum equilíbrio entre os diversos factores nutricionais da dieta, especialmente aporte energético e de compostos azotados, bem como da correcta suplementação em minerais e vitaminas,
 

ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do MilkPoint.PT, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

NUNO PALMA PINHEIRO DA SILVA

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.