FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA PASSWORD SOU UM NOVO UTILIZADOR

3 dicas para melhorar o conforto da vaca

Estábulos bem concebidos têm vacas leiteiras mais produtivas: maximizando o conforto da vaca, pode proporcionar muitos benefícios para os produtores, incluindo a maior produção de leite  e a sua  longevidade. No entanto, estábulos mal concebidos pode resultar em problemas acrescidos, como mastite e claudicação. Começa assim o artigo da Progressive Dairyman que fornece 3 pistas para melhorar o conforto das suas vacas.


1. Concepção e dimensões

O lojete deve permitir à vaca levantar-se e deitar-se naturalmente. O tamanho deve ser dimensionado para caber a sua vaca maior, não a vaca de tamanho médio. Se são muito pequenos, as vacas não vão usá-los, encontrando-se drasticamente diminuído o tempo em que a vaca está deitada e o aumento da probabilidade de lesões. Um lojete demasiado grande proporciona maior conforto animal ideal, mas origina vacas mais sujas e uma manutenção mais dispendiosa.


2. Cama

Ao decidir entre diferentes opções de cama, tome em consideração o preço da cama, a disponibilidade, os efeitos sobre o conforto das vacas, o manuseamento do material e seu sistema de tratamento de estrume. O objetivo é minimizar a exposição aos patógenos causadores de mastite ambiental e manter as vacas limpas, secas e confortáveis.

A areia é o material de cama ideal para haver menos crescimento bacteriano. Comparando com materiais orgânicos a areia apresenta alguns desafios relacionadas com a gestão do estrume.

Use o teste do "joelho molhado." Ajoelhe-se durante 10 segundos, e se os seus joelhos estão molhadas, as camas não estão conformes. Atenção também ao nivelamento pelo menos duas vezes por semana. Observe a limpeza de suas vacas para ver se cama precisa de ser adicionada mais vezes. Se lhe dói os joelhos em fazer isso, as camas não estão ​ suficientemente confortáveis para as suas vacas!

3. Densidade

A densidade de ocupação não deve exceder 120%. Passando mais tempo leva a taxas superiores de claudicação, aumenta o stress, suprimindo o sistema imunológico. Além disso, a superlotação leva ao aumento da agressividade e tempo de alimentação.

O artigo é da Progressive Dairyman, adaptado pela equipa MILKPOINT. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.