FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA PASSWORD SOU UM NOVO UTILIZADOR

4 dicas para reduzir o stress por calor, segundo Robert Collier

Robert Collier, professor da Universidade do Arizona, ofereceu alguns conselhos para os produtores de leite que procuram minimizar os impactos negativos dos dias quentes de verão.

Collier explica que, devido ao aquecimento global, a prevenção do stress por calor é ainda mais importante do que era no passado. "Como a produção de leite por vaca aumentou com uma genética melhorada, nutrição e maneio mais adequados, esta combinação de vacas eficientes e de alta produção com um mundo em aquecimento gera aos animais uma maior desafio metabólico".

O artigo da Progressive Dairyman deixa algumas dicas:

Evite a superlotação não intencional

A superlotação pode ser uma uma causa de stress por calor. Aplicando pano sombra nas laterais do pavilhão pode aliviar muito esse problema.

Manter as camas frescas

Collier esteve envolvido num estudo onde foi avaliado se areia ou esterco seco é o melhor na redução do stress de calor.

Efetivamente,  Collier observou que a cama de areia foi mais eficaz do que o estrume seco; assim, a areia pode ser parte de um plano para redução de calor.

Corte de pelo
Quando as vacas estão a lidar com o stress de calor, a sudorese é uma maneira de expulsar o calor. Aumentar a quantidade de suor é outra maneira de atingir esse objetivo. Collier observou as taxas de transpiração entre vacas que foram cortadas em relação a um grupo que não foi. As vacas raspadas apresentaram maior transpiração do que as não-raspadas

Collier também partilhou uma experiência que analisou a relação entre a cor do pelo (Holstein mais pretos contra brancos Holstein) e taxa de transpiração. Os resultados mostraram que as vacas holandesas que eram mais pretos na coloração foram capazes de suar em quantidades maiores do que as maioritariamente brancas.

Ajuste tempos de alimentação para melhor consumo

Alterar as horas da alimentação para as horas mais frescas do dia irá manter as necessidades nutricionais das vacas atendidas, bem como reduzir o stress térmico devido ao facto se se manterem deitadas durante as horas mais quentes.

Fonte: Progressive Dairyman, adaptado pela equipa MilkPoint
progressivedairy.com/index.php

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JORGE MANUEL SANTOS OLIVEIRA

AROUCA - AVEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 29/12/2014

realmente são conselhos interessantes.