FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA PASSWORD SOU UM NOVO UTILIZADOR

A transformação da natureza das decisões reprodutivas na exploração

Protocolos de sincronização de cios e atenção constante aos detalhes, são parte integrante da chave para o sucesso da reprodução nas explorações leiteiras.
O constante melhoramento destes protocolos e a sua rápida aplicação in loco nas explorações leva a que as gestações conseguidas através da aplicação de protocolos reprodutivos tenham duplicado nos últimos 20 anos.


Fonte: Progressive Dairyman

Os sistemas de monitorização animal, como o registo da actividade através de podómetros ou o registo do tempo de ruminação (mais recente e menos aplicado que o de podómetros) auxiliam a sintonizar os protocolos e as actividades na área da reprodução. Estes programas fornecem informação individualizada por animal, que permite a tomada de decisões atempadas, melhorando os resultados gerais do efetivo.

O sistema de monitorização da ruminação dos animais compara o tempo que o animal esteve a ruminar com o tempo médio do efectivo e tem-se tornado uma ferramenta d extrema utilidade para a prevenção de problemas sérios a nível alimentar e também a nível reprodutivo, por exemplo, este sistema pode indicar o inicio de anestro de uma vaca.

Estudos recentes demontram que estes sistemas são mais fidedignos a indicar qual a hora exta a insiminar um animal, fora o beneficio de permitir a recolha de dados 24 horas por dia,7 dias por semana e não apenas quando existe a observação dos animais por parte dos recursos humanos da exploração.

Experiência prática.

Em Outubro de 2014, na California, EUA, numa determinada exploração com 4200 o responsável decidiu investir num sistema de monitorização da ruminação tendo como objectivo o melhoramento da saúde e maneio das vacas em transição. O resultado foi positivo.

Após a instalação, os tratamentos e os custos associados a vacas recém paridas reduziram significativamente. Atualmente os animais estão menos tempo presos nos descornados e têm de esperar menos tempo até lhes ser dada atenção. Desta forma tanto o bem-estar dos animais, como dos colaboradores foi melhorado aumentando a eficiência de gestão do tempo de ambas as partes.

Antes da aquisição do sistema registavam-se mensalmente cerca de 80 novas vacas gestantes. Atualmente registam-se cerca de 180 a 200 novas prenhezes/mês, um aumento muito significativo. Esta melhoria reduziu significativamente os custos com programas de sincronização, poupando cerca de $ 5/vaca/ano.

Com as indicações impressas em papel, os colaboradores mostraram-se mais eficientes por não perderem tanto tempo nas detecções e confirmações de cio. “É muito om ter uma visão individualizada por animal”, disse o gerente da exploração. Possíbilita tomar decisões muito mais cedo em vez de ter de aguardar 35 dias para decidir o que deve ser feito com determinado animal.

A introdução deste sistema de monitorização permitiu que se reduzissem muitos custos associados à reprodução e se trabalhasse de forma mais eficiente. A taxa de gestação aumentou significativamente diminuindo os dias em aberto dos animais poupando também nos custos da alimentação. Foi também possível manter o tamanho do efectivo refugando mais vacas menos produtivas.

Conclusão

É notório que os sistemas de monitorização são uma aposta de futuro nas explorações leiteiras modernas por elevarem os programas reprodutivas a outro nível. Pela natureza precisa dos dados, a possibilidade de monitorizar os animais individualmente, gerindo melhor todo o efectivo perdendo apenas tempo com os animais que efectivamente o requerem, a exploração aumenta a sua eficiência global de uma forma exponencial.

Reflexão final: Os sistemas de monitorização estão a revolucionar positivamente a forma de trabalhar nas explorações leteiras canalizando o tempo e os recursos disponíveis para onde são mesmo necessários.

Este artigo foi originalmente escrito por Glaucio Lopes para o Progressive Dairyman, tendo sido traduzido e adaptado pela equipa do MilkPoint



0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.