FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA PASSWORD SOU UM NOVO UTILIZADOR

Ambiente, Conforto e Pedilúvio: 3 fatores para prevenir a dermatite digital

Um ambiente limpo, conforto adequado e uso de pedilúvio, fatores que reforçam a sua capacidade de prevenir a dermatite digital.


Segundo Amanda Smith, da Hoards Dairyman, a claudicação afeta tudo uma vaca faz. O consumo de ração, a fertilidade, a produção de leite e, no final, a rentabilidade são todos afetados quando um animal tem os "pés doridos". A dermatite digital é uma lesão do casco prevalente e por vezes dolorosa que se desenvolve quando a barreira da pele casco enfraquece.
De acordo com Dörte Dopfer, na Universidade de Wisconsin-Madison, a dermatite digital é caracterizada por, uma erosão com coloração vermelho brilhante ou preto circular e inflamação da pele acima dos talões. As bordas da lesão desenvolvem uma margem branca e, protuberâncias como verrugas.
A dermatite digital pode ser controlada ou evitada, mas uma vez que as bactérias quebram a pele do casco, é tarde demais para evitar a formação de reservatórios da doença. Num recente, Alexis Thompson e Jeffery Bewley discutem os três fatores para evitar a dermatite: o ambiente, o conforto da vaca e uso de pedilúvio.

O ambiente desempenha um papel fundamental na disseminação da dermatite digital. Vacas que estão alojados em ambientes carregados de estrume expressam um maior risco de desenvolver a doença devido à exposição bacteriana elevado.

Muitas vezes, as áreas de estrume são húmidas, o que contribui para a criação de um ambiente desprovido de oxigénio, permitindo que determinadas espécies bacterianas se multipliquem. A imersão frequente em estrume fornece tempo para que as bactérias infectem os cascos.
Cascos limpos e secos têm uma menor prevalência de dermatite. Um estudo da Universidade de Wisconsin-Madison mostrou que raspagem três vezes por dia foi a frequência mínima necessária para o controle de doenças infecciosas do casco. Scrapers automáticos são uma solução potencial se operado em curtas distâncias.
Quando usado em longas distâncias, porém, raspadores automáticos mergulhar o pé em um tsunami esterco e pode causar, em vez de aliviar, os problemas.


O tempo que uma vaca passa deitada é fundamental para a saúde e a produtividade das vacas. A dimensão do lojete dissuade as vacas de passar tempo em pé no cimento. O betão na sua superfície abrasiva pode causar desgaste excessivo. Isso expõe ainda mais o calcanhar para as bactérias invasoras.


Os pedilúvios são uma peça fundamental do quebra-cabeça da prevenção da dermatite. Os pedilúvios são uma medida preventiva contra uma doença, não um tratamento. São geralmente soluções que impedem que as bactérias proliferem. Antes de usar qualquer produto deve pedir dados sobre a eficácia do produto.
A frequência com que são executados fará a diferença: a um uso não frequente faltará poder preventivo. Usando footbaths com muita frequência ou de forma agressiva pode agravar um problema existente de dermatite digital.

O artigo é da Hoards Dairyman e foi adaptado pela equipa do MILKPOINT. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.