FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA PASSWORD SOU UM NOVO UTILIZADOR

As suas novilhas fazem "Test Drive"?

Quando uma novilha tem o seu primeiro parto, todo o seu mundo muda drasticamente. Uma novilha de primeira lactação deverá enfrentar uma habitação diferente, um novo ambiente social, uma  interação mais humana e uma ração desconhecida.
Este artigo da Hoards Dairyman aborda esta temática e a importância de um treino prévio das novilhas no pré-parto.

Talvez a maior mudança de todas consista no ajuste à rotina de ordenha. Os pontos de ordenha, os sons e o acto físico de ordenha pode ser uma experiência stressante para uma nova novilha.

Para ajudar a facilitar a transição algumas explorações colocam as novilhas na sala de ordenha antes do parto. Isso vai ajudar a reduzir os comportamentos nervosos associados com a ordenha?

Segundo o artigo, um grupo na Suíça estudou os benefícios do treino de novilhas para entrar na sala de ordenha antes do parto. O seu estudo, publicado no Journal of Dairy Science, consiste em dois grupos: as novilhas experimentam a sala de ordenha, pelo menos, 10 dias antes do parto, enquanto novilhas destreinadas entram pela primeira vez após o parto. As observações comportamentais, como pisar e / ou chutar, foram registadas, durante a preparação do úbere e ordenha. Comportamentos expressivos, Incluindo postura corporal (em linha reta ou curvado para trás), transporte de cauda , a postura da orelha (estável versus para a frente), postura da cabeça e abertura ocular foi documentada à entrada da sala, durante a ordenha, e à saída.

A atividade cardíaca foi monitorizada com transmissores de forma não invasiva, e a produção de leite foi registada. Um teste de distância humana foi realizada também no dia 1, 7 e 28 de pós-parto para classificar o medo inicial de novilhas dos seres humanos como altas ou baixas.

As novilhas treinadas mostraram um comportamento de pisar e chutar muitas vezes menor do que o  grupo destreinado. Elas também eram menos propensos a mostrar alguns dos comportamentos expressivos (orelhas deitado de cabeça, cauda presa entre as pernas traseiras e os olhos bem abertos) tipicamente associados a situações negativas. O estudo não encontrou diferenças significativas na frequência cardíaca, produção de leite ou de evasão humana entre os dois grupos.

Estes resultados indicam, segundo o artigo que, que este treino ajudou aclimatar as novilhas para a sala de ordenha, em certa medida, mas os pesquisadores supõem que um período de treino mais longo ou mais intenso  iria mostrar ainda mais benefícios. "Níveis mais baixos de stresse em novilhas provavelmente vai levar a níveis mais baixos de stresse nos ordenhadores, também!"
 

O artigo é da Hoards Dairyman adaptado pela equipa MILKPOINT.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.