FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA PASSWORD SOU UM NOVO UTILIZADOR

Como projectar o alojamento em vacas de transição - caso prático em Portugal

No seguimento do artigo do Prof. António Luiz Gomes da ESAS, "Como projectar o alojamento em vacas de transição" (www.milkpoint.pt/secao-tecnica/gestao-sistemas-producao/como-projectar-o-alojamento-em-vacas-de-transicao-88411n.aspx, vários produtores e técnicos interagiram. 

O Produtor Sérgio Moninhas questiona "tenho uma vacaria recente para 80 vacas em produção, com cubículos, estou a pensar construir ao lado uma outra para vacas secas, pré-parto e maternidade, o espaço disponível tem 65 metros de comprimento por 10 metros de largura, será que me pode enviar um pequeno desenho indicativo para me ajudar nessa construção?
abraço Sergio Moninhas"

Partilhamos agora a resposta:


Vacas Secas e Novilhas, Pré parto e Maternidade

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ANTÓNIO LUIZ GOMES

SANTARÉM - SANTARÉM - PESQUISA/ENSINO

EM 22/04/2014

Caro colega José Ferrão: Obrigado pelos seus comentários. Concordo com a possibilidade de ajustar as dimensões dos parques. Com a planta proposta, isso é muito fácil. Podíamos tirar partido da flexibilidade para economizar e fazer uma instalação mais pequena no total. O dimensionamento foi feito pressupondo um período de secagem de 60 dias e 21 dias de pré-parto. Se os pressupostos forem outros, podemos utilizar o calculador anexo ao artigo original para calcular a capacidade dos diferentes parques. O artigo original também recomenda o cornadil na maternidade, que não incluí nos desenhos posteriores mas que também considero da maior utilidade, quer para a ordenha, quer para outras intervenções.
JOSÉ FERRÃO

LISBOA - LISBOA - MÉDICO VETERINÁRIO

EM 16/04/2014

O projecto parece interessante, apenas sugeria que a cancela que divide o pré-parto das vacas secas fosse flexível ou movível, de modo a ajustar a alturas em que os existem mais vacas secas ou maior vacas no pré-parto. Se a exploração se dirigir para uma logica de secagem mais perto dos 40 a 30 dias o pré-parto poderá ser maior. Na holanda existe hoje em dia um grupo que publica os livros cow-signals, que aconselham a que exista um ponto de ordenha, com um cornadi, na maternidade de modo a após o parto ordenhar a vaca e administrar o colostro ao vitelo o mais cedo possível, pode ser interessante!?