FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA PASSWORD SOU UM NOVO UTILIZADOR

Explorações leiteiras maiores são necessariamente melhores?

Durante muitos anos, as universidades americanas de Cornell, de Michigan e de Wisconsin recolheram e sumarizaram registos anuais financeiros de explorações leiteiras. Recentemente, essas três instituições uniram-se para analisar esses dados para avaliar o desempenho financeiro durante um período de 13 anos.

Para serem consideradas nessa análise, cada uma tinha que ter pelo menos cinco anos de atividade. No total, a equipa reuniu mais de 7.000 registos.

A rentabilidade de todas asexplorações variaram, com anos bons, anos medíocres e até mesmo retornos negativos sobre os ativos (ROA). Os dados permitiram observações interessantes relacionados ao tamanho do efetivo.

O gráfico mostra anos como 2000, 2002 a 2003, 2006 e 2009, quando a rentabilidade foi menor do que a média.


Durante esses anos, o ROA em todas as fazendas foram bastante semelhantes. Porém, em anos com lucros altos, como 2001, 2004, 2007 e 2011, o ROA nas fazendas maiores foi significativamente maior.

Não se pode fazer generalizações sobre a dimensão das explorações e a rentabilidade. Todos os anos, quando os dados são recolhidos, há explorações individuais que são lucrativas em todos as dimensões e explorações que não são lucrativas em todo o espectro. Porém, parece claro que explorações maiores recuperam mais rapidamente dos anos maus e são capazes de usar os seus ativos mais intensivamente em anos melhores.

Isso pode ajudar a explicar porque mais da metade do leite nos Estados Unidos é agora produzido em cerca de 3% das maiores explorações.

O artigo é de Mark Stephenson e Chris Wolf, autores do Centro para Rentabilidade Leiteira da Universidade de Wisconsin e Universidade do Estado de Michigan, publicado na Hoards.com.

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.