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Mais do que humidade e temperatura

Tradicionalmente, temos vindo a observar o efeito do ambiente, utilizando o índice de temperatura e humidade (THI) para se obter uma aproximação do stress térmico em animais, ou seja a carga de calor por vaca.

Medir a humidade é crucial porque o seu nível condiciona o arrefecimento por evaporação, e quanto maior a humidade menos eficiente se torna. 

Para um índice superior a 72 ° F (22ºC) ou 68 ° F (20ºC) para vacas de alta produção, as vacas podem começar a sentir os efeitos do calor, que pode variar de animal para animal. Estes efeitos incluem taxas respiratórias aumentadas, a produção diminuiu, ingestão de matéria seca diminui, aumento do risco de acidose, diminuição da eficiência reprodutiva e muito mais. Geralmente o estado ofegante apenas surge após a acumulação de calor prolongado, por isso é importante que os produtores estejam alertas para detectar os primeiros sinais.

O problema do índice é que não leva em consideração alguns outros fatores críticos que afetam o também o stress por calor. Por exemplo, não leva em conta a radiação solar, sombra, ou um dia nublado. É por isso que a sombra é tão vital. Vento e fluxo de ajudam a evaporação. 

Outro fator a considerar é a acumulação de calor. O calor pode acumular-se ao longo do tempo, tanto no vaca e no meio ambiente. O terreno atua como um dissipador de calor e liberta o calor de volta para o animal. Os níveis de acumulação de calor dependem de resfriamento noturno. O resfriamento noturno condiciona o dia seguinte. Se a temperatura cai abaixo de 68 ° F (22ºC) durante mais de seis horas durante a noite, a maioria do calor libertado no meio ambiente. 

Um melhor indicador está a ser utilizado na Austrália: o índice de carga de calor (DHLI). O DHLI, não só usa temperatura e humidade relativa - leva em conta a radiação solar presente, utilizando velocidades  de vento. 


Então o que podemos fazer ao saber que o calor quando está a chegar? Podemos ter certeza que há sombra adequada que permite pelo menos 7,62 pés quadrados por cabeça para reduzir a aglomeração. Tirar proveito do vento e uso de ventoinhas. Certifique-se de água está disponível e em locais suficientes para minimizar a aglomeração. Trabalhar com o nutricionista para ajustar rações - aumentar a gordura e palha, e reduzindo o amido e aumento de  vitaminas liposolúveis e potássio.

O mais importante a fazer é prestar atenção. Conheça a previsão do tempo, assistir à ingestão de matéria seca, observar  sinais de stress por calor e evitar transportes nas horas mais quentes.

O artigo é da Progressive Dairyman, adaptado pela equipa MILKPOINT.

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