FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA PASSWORD SOU UM NOVO UTILIZADOR

Pesquisadores avaliam personalidade das vacas e os seus efeitos na produção de leite

Qualquer pessoa que faça maneio de vacas ou passe bastante tempo com elas confirma que os bovinos exibem características comportamentais que variam de animal para animal. Nos últimos anos, pesquisadores de todo o mundo começaram a quantificar as correlações entre essas características e as personalidades das vacas e a produtividade animal.

Um desses projetos na Suécia recentemente identificou correlações entre a baixa produção de leite e certos comportamentos da vaca, como ficar pisando (deslocando o peso de uma perna para a outra) durante a ordenha e ficar a olhar para o rebanho enquanto estão em isolamento social. Esses animais produziram menos leite do que os demais animais do rebanho e foram categorizados como mostrando mais nervosismo.

Essas descobertas, publicadas no Journal of Dairy Science, não são universalmente aplicáveis, entretanto. Especificamente, eles descobriram diferenças entre as raças na quantidade de correlação entre certas características e a produção. Os pesquisadores descobriram que o acto de chutar durante a ordenha está correlacionado com menor produção de leite corrigida para energia na primeira lactação de vacas Holandesas, enquanto a primeira lactação de vacas Suecas vermelhas e brancas que chutavam tinham maior produção de leite corrigido para energia. Os pesquisadores concluíram que as características de personalidade como nervosismo influenciam a produção, mas mais pesquisas são necessárias para identificar o grau e o tipo de correlação entre o comportamento e as características de produção.

Outro projeto de pesquisa feito na Austrália mostrou que as vacas subordinadas têm mais probabilidades de usar o seu olho esquerdo para interagir com outras vacas e funcionários. Essas vacas seriam caracterizadas como tímidas nas suas personalidades e comportamentos. Elas tendem a ser mais inquietas e ter respostas mais intensas de fuga ou luta. Elas também são categorizadas com menor produtividade e score de condição corporal.

Agora, os produtores e pesquisadores ainda estão a determinar como usar melhor os resultados de estudos como este, de forma que seus dados possam ser incorporados em protocolos de maneio de rebanhos. As informações são da Hoard’s Dairyman. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.