FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA PASSWORD SOU UM NOVO UTILIZADOR

Relembrando a importância da água numa exploração

A água é muitas vezes um componente negligenciado da nutrição e saúde em geral da vaca.

Uma vaca obtém cerca de 13% da água na forma de silagem e outras forragens ricas em humidade. Os outros 87% vêm da água de bebida. As vacas consomem cerca de 1,36 L de água para cada 0,45 L de leite produzido.

Uma exploração que produz um semirreboque de leite por dia também precisará ter três cargas de semirreboques de água para as suas vacas, diz Joe Harner, chefe do Departamento de Biologia e engenharia agrícola na Kansas State University. “A mensagem para levar para casa é quanto mais leite é produzido, mais água precisa de ser consumida, então temos que ter um espaço adequado para beber", diz Harner.

As vacas passam apenas um minuto no bebedouro. Se houver água suficiente disponível, uma vaca beberá de 6,8 a 13,6 L de água, com um total de seis a oito viagens ao bebedouro por dia. "Elas são muito eficientes em engolir muita água", diz Harner.  Harner e um grupo de pesquisadores analisaram imagens do Google Earth de 30 explorações no Arizona, Colorado, Kansas, Novo México e Texas. O comprimento médio da linha de alimentação foi de 15m, aproximadamente 300 vacas. A distância entre o portão e o primeiro bebedouro era de 3,81m, com 16% das explorações com uma distância de 5m até ao bebedouro.

O espaço por vaca no bebedouro era de 2,8 "e 67% das explorações tinham menos de 3". Apenas 13% tinham mais de 4 "de espaço por vaca. Harner recomenda ter água acessível ao sair da xxx. "Queremos consigam beber a menos de 250 'de quando saírem da plataforma", diz ele. A calha na saída da sala precisa ser preenchida rapidamente para que fique cheia quando o próximo grupo sair. A recarga deve ser de cerca de 1,5 galões.

Harner acrescenta que a água pode ser um fator limitante, por isso os cochos devem ser limpos regularmente.

 

O artigo é do Farm Journal's adaptado pela equipa MILKPOINT.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.