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Quais são as principais tendências para o mercado de queijos?

Quando se trata de tendências de queijos para 2018, pense em tudo natural, artesanal e biológico. Essas são as três principais tendências relacionadas com o queijo, de acordo com o 2018 Cheese Outlook Study, da revista Dairy Foods Magazine.

Quase nove em cada 10 entrevistados (89%) selecionaram cada uma dessas tendências como sendo "moda" para 2018. Logo depois seguem-se os queijos especiais, incluindo queijos aromatizados (87%), queijos envelhecidos (85%) e lanches/porções de queijos controladas (85%).

O que está fora? Queijo processado. Dois terços (66%) dos entrevistados apontaram esse produto como sendo "fora de moda". Além disso, outros tipos de queijos que estão a perder força são: queijos de leite cru (62%) e queijos enriquecidos (51%).

Investindo em naturais e biológicos

Os entrevistados também classificaram a tendência de totalmente natural mais importante em termos de investimentos a curto prazo. Mais de um terço (38%) dos entrevistados disseram que as suas empresas pretendem investir em queijos totalmente naturais nos próximos 24 meses.

Em segundo lugar estão os queijos biológicos e queijos com teor reduzido de gordura, com 30% dos entrevistados a indicar que as suas empresas planeavam investir nessas tendências, seguidas de queijos envelhecidos (28%), queijos com sódio reduzido (21%), lanches/porções controladas (21%) e queijos artesanais (19%). O número médio de tendências destinadas ao investimento é apenas de quatro (3,9) por empresa.

Também vale a pena notar que dois terços dos entrevistados disseram que as suas empresas atualmente oferecem queijos bio certificados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). E 81% dessas empresas planeiam aumentar a produção de produtos bio nos próximos 24 meses.

Mais de dois terços (70%) dos entrevistados também indicaram que suas empresas planejam usar novos sabores para seus produtos de queijo em 2018. Os sabores defumados ficaram no topo, com 40% dos entrevistados afirmando que suas empresas planejavam usá-los. Completando os cinco primeiros estão ervas (36%), misturas de queijos (26%), sabores fortes (26%) e pimenta (26%).

 

Os principais motivadores que os entrevistados citaram para suas empresas investirem em tendências/desenvolvimento de novos produtos incluem satisfazer as demandas do consumidor e do mercado, aumentar os lucros e as vendas e criar um recurso relacionado ao produto.

Ênfase atual no varejo, queijo natural

O mercado varejista representa a maior parcela de vendas de queijos nas empresas dos entrevistados, com 38% (em média). Os mercados de serviços alimentares/institucionais e comerciais (corretoras) representam 25% e 23% das vendas, respectivamente. O mercado de exportação, enquanto isso, representa 8% das vendas; os "outros" mercados possuem uma participação de 6%.

 

As empresas também diferem quando se trata de como eles lidam com os subprodutos de soro da produção de queijo. Mais de um terço (36%) dos entrevistados disseram que suas empresas desidratam o soro e o processam para clientes domésticos. Porém, mais de um quarto (26%) disseram que suas empresas vendem o soro não processado para processadores nacionais, enquanto o mesmo número diz que suas empresas simplesmente descartam o subproduto.

Embalagem: um modelo não se adequa a todos

Quase dois terços (62%) dos entrevistados disseram que suas empresas cortam e embalam seu próprio queijo, enquanto 21% disseram que enviam para terceiros para cortar e embalar. Quase um quinto (17%) dos entrevistados, entretanto, disse que suas empresas fazem as duas coisas.

Os entrevistados também indicaram que suas empresas dependem de uma grande variedade de formatos de embalagem; o número médio utilizado por empresa é de 3,4. No topo da lista estão os filmes flexíveis, que são utilizados por três em cada cinco empresas (60%). Completando os cinco primeiros estão embalagens a vácuo (51%), recipientes de plástico, como copos (45%), bolsas e sacos (43%) e caixas papel/cartão (38%).

Mudanças frequentes também são comuns dentro do espaço de embalagem do queijo. Dois quintos (40%) dos entrevistados disseram que suas empresas fizeram mudanças nos materiais de embalagem ou em um aspecto de embalagem nos últimos 24 meses. Das empresas que fizeram modificações, 53% planejam fazer mudanças adicionais nos próximos 24 meses.

Fonte: Dairy Foods Magazine.

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