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Segmento premium compete melhor com as bebidas vegetais

As alternativas vegetais ao leite aumentaram 61% nos últimos cinco anos e continuarão a crescer, enquanto o leite de vaca se diferencia com novos produtos para retardar o seu declínio.

O CoBank divulgou um relatório sobre as recentes mudanças na indústria de lácteos afetadas pela popularidade das alternativas vegetais. O leite de vaca tem visto um declínio nas vendas há várias décadas. O CoBank cita várias razões para isso, incluindo mudanças culturais, mudanças no estilo de vida e consumidores mudando para produtos vegetais.

"A indústria de lácteos tradicional tem sido desafiada a pensar em maneiras de se diferenciar e criar novos produtos. Isso levou a uma mudança bastante dinâmica para a indústria de lácteos em geral ”, disse Ben Laine, economista sénior do CoBank.

Em resposta à concorrência, novas bebidas lácteas premium surgiram no mercado. Variações como leite biológico, produzido a pasto, ultrafiltrado, sem lactose e a2 deram um novo toque ao leite de vaca tradicional. Isso às vezes vem com um preço mais alto e permite que as novas bebidas concorram com bebidas à base de vegetais.

“As pessoas querem opões. Isso dá oportunidades aos consumidores de terem muitas opções diferentes para tipos específicos de leite e produtos lácteos. Isso lhes dá a oportunidade de adaptar-se a quaisquer que sejam os seus interesses individuais, e eles podem encontrar um produto que corresponda a essas necessidades para eles ”, disse Laine.

O CoBank espera que as alternativas vegetais ao leite continuem a crescer em popularidade, entre 15% e 25% até 2022, com novas variações surgindo. O leite de soja estabeleceu a categoria na década de 1990 e teve um pico de US$ 1,2 bilhão em vendas em 2008. O CoBank descobriu que, em 2017, o leite de amêndoa dominou a categoria com US $ 1,35 bilhão em vendas e 64% do mercado.

Leite de coco, arroz, aveia e cânhamo são algumas das opções veganas. De acordo com Laine, “trata-se de manter o interesse do consumidor. As novas e estimulantes bebidas vegetais que chegam ao mercado foram boas nisso.”

Competição pelo espaço

No entanto, as expansões dos mercados de produtos lácteos e produtos alternativos não vêm sem desafios. Ter tantas categorias diferentes de produtos lácteos e não lácteos cria vários problemas logísticos para os produtores e indústria.

“Tradicionalmente, a cadeia de fornecimento era bastante simples e bastante ampla. Agora existem muitos produtos diferentes. Se há leite biológico e também tem leite biológico produzido a pasto, é preciso manter esses leites [separados]  até à prateleiras das lojas. Existe um número muito maior de produtos e um volume muito menor de cada um desses produtos. Isso torna-se mais caro para as empresas lidarem”, disse Laine.

As marcas também lutam para garantir espaço nas prateleiras entre tantas opções no mercado, levando as redes de supermercados a cobrar taxas mais altas de abertura de stocks. E pode ser assim no futuro próximo.

"Enquanto os consumidores estiverem dispostos a pagar esses preços mais altos e ainda houver procura, o que parece haver, acho que há espaço para que isso continue", disse Laine. As informações são do Dairy Reporter.

 

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