ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

4 questões num programa de reprodução

O desempenho reprodutivo é uma das muitas áreas-chave que podem ter um enorme impacto sobre a rentabilidade. Não é surpreendente que os produtores de leite continuem a procurar maneiras de melhorar os seus programas de reprodução.

Muitos fatores entram em um bom programa de reprodução. A nutrição pode desempenhar um papel no programa de reprodução, e o impacto da dieta é frequentemente discutido.

1) Qual é a sua taxa de prenhez atual e qual é o seu objetivo?

A taxa é uma das métricas mais utilizadas para determinar o estado do programa de melhoramento. Em termos simples, é definida como a taxa de detecção de cio  multiplicada pela taxa de concepção. Conhecer as métricas de reprodução atuais facilitará a avaliação do impacto das alterações feitas.

2) Qual é a sua taxa de deteção de cio?

Os efetivos que atingem altas taxas de prenhez normalmente têm taxas de deteção de cio acima de 60%. Se  tem um problema, investigue as causas potenciais.

Se as vacas parecem ter atividade do ovário normal, investigue se o método de detecção de cio (ou seja, observação visual, pintura da cauda, ​​monitores de detecção de cio, AI cronometrada, etc), nível de claudicação ou ambiente, stress por calor, etc.) podem estar a afetar a taxa de deteção de cio.

3) Qual é a sua taxa de concepção?

Para atingir uma alta taxa de prenhez, provavelmente a taxa de concepção deverá ser ser acima de 40%. Muitas variáveis ​​podem influencia-la, como a presença de doença uterina, o stress por calor, a nutrição, morte embrionária precoce, etc. Trabalhe com o seu veterinário. 

4) Como é o seu período de transição?

O período de transição pode ter um enorme impacto na saúde uterina e atividade ovariana. A febre do leite, a placenta retida, a metrite, a mastite, a cetose, o fígado gordo e o abomaso deslocado têm demonstrado ter um efeito negativo na reprodução. Muitas destas doenças podem também estar presentes sob uma forma subclínica, que pode ser mais difícil de detectar.


Ao avaliar o seu programa de reprodução, tenha em mente que a gestão e o ambiente são muitas vezes os maiores fatores limitantes. A melhoria da gestão e do ambiente resulta frequentemente em melhorias noutras áreas, além da reprodução. Finalmente, monitorizar todas as mudanças que são implementadas para se certificar de que valem o investimento. 


O artigo foi adaptado da Progressive Dairyman pela equipa MILKPOINT.

NOTÍCIAS AGRIPOINT

0

COMENTÁRIOS SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Seu comentário será exibido, assim que aprovado, para todos os usuários que acessarem este material.

Seu comentário não será publicado e apenas os moderadores do portal poderão visualizá-lo.

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.