ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA PASSWORD SOU UM NOVO UTILIZADOR

Conforto: como ajuda a prevenir a mastite

A qualidade do leite é afetada por vários fatores, muitos dos quais podemos controlar através de uma gestão apropriada. Uma das principais áreas que abrange muitos fatores que influenciam a qualidade do leite é o conforto das vacas, que é o foco deste artigo da Progressive Dairyman.

 

Areia ou Compostagem

Se vai construir uma nova instalação ou renovar uma existente, concentre-se no conforto das vacas desde o início. As vacas deitam-se de 12 a 14 horas por dia, tornando a superfície de cama bastante importante. A areia é ideal porque incentiva o aumento de descanso, permite que as vacas se levantem e deitem, ajuda a manter as vacas frescas e não promove o crescimento bacteriano. As bactérias são o pior inimigo de um úbere, e, ao contrário da serradura ou da palha, a areia não possui matéria orgânica que ajude as bactérias a multiplicarem-se. Lembre-se de uma superfície limpa e seca é a coisa mais importante, independentemente do tipo de habitação ou de cama.

 

Vacas de pastagem são muitas vezes tidas como produzindo uma qualidade de leite menor, mas há pouca ou nenhuma base científica para essa teoria. A erva húmida e a ampla sombra permitem que as vacas descansem num ambiente mais confortável lá fora.  Então, por que isso não seria bom durante a lactação? 

 

Proteção contra o stress térmico

 

Independentemente do tipo de sua habitação, o stress térmico pode prejudicar tanto a produção como a qualidade do leite pois diminui a ingestão alimentar, a produção de leite, os componentes do leite e o sucesso da reprodução. Também compromete o sistema imunológico, a principal defesa da vaca contra a mastite.  Considere fazer melhorias, como pendurar novas ventoinhas ou limpar as antigas, no inverno, quando há menos trabalho de campo para que as vacas estejam prontas para aguentar o calor assim que vier. As vacas em lactação é um grupo muitas vezes considerado uma prioridade máxima quando se trata de redução de calor, fazendo com que outros grupos importantes sejam esquecidos. Ajudar por exemplo, as vacas secas a aliviar o calor ajudará a configurá-las para um início mais bem sucedido da sua lactação. 

Parece não haver melhor conselho do que "atenção aos detalhes" se quer ter sucesso. A gestão da mastite exige atenção aos detalhes. Construir ou renovar um sistema de habitação geralmente é uma oportunidade única na vida, por isso, fazer isso é importante. Ao projetar uma nova instalação ou melhorar uma instalação existente, lembre-se de que o conforto da vaca desempenha um papel importante na qualidade do leite. Construa as suas instalações para as vacas, não para os trabalhadores, e pode começar a ver melhores resultados de qualidade do leite.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.