FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA PASSWORD SOU UM NOVO UTILIZADOR

A alimentação e a claudicação andam de mãos dadas

Este texto foi originalmente escrito por Ryan Kent, proprietário e técnico de uma empresa de Podologia Bovina nos EUA

A nutrição do efetivo e a saúde das unhas das vacas andam a par uma da outra. A dieta influência diretamente a incidência de laminite e esta está relacionada com o aparecimento de úlceras da sola, que são uma grande preocupação nas explorações leiteiras modernas.


Foto 1: úlcera da sola

Kent testemunha que na sua opinião a causa maior de coxeira é a negação. Se não se admitir que existe um problema, também não é possível resolvê-lo e é essencial estar aberto a novas ideias e opiniões para se estar em constante evolução.
Uma das coisas que foi aprendendo ao longo da sua vida profissional foi, “manter o trabalho simples”, ou seja, compreender a classificação das claudicações, o funcionamento das articulações e prestar atenção aos detalhes.

Ao dar especial atenção aos efetivos que manifestavam elevadas taxas de vacas com problemas podais, o autor conferiu que existia a tendência destas explorações terem vacas mais magras, que produziam menos e com uma alimentação mais energética, através da inclusão de mais milho. Nestas se verificam as maiores taxas de úlceras da sola.
Numa destas explorações houve uma mudança no arraçoamento e ao fazer as suas visitas mensais, Ken passou a poder trabalhar de uma forma mais pró-ativa que corretiva, na medida em que os animais tinham uma melhor conformação corporal, tinham o pêlo mais brilhante e menos problemas podais. As úlceras praticamente que desapareceram e a conta de tratamento e manutenção podal baixou significativamente.


Foto 2: úlcera tratada

Ao conferênciar com o nutricionista e o veterinário responsáveis pela exploração a conclusão foi simples. É na alimentação das vacas secas que tudo começa e tudo se compõe. Se aqui as coisas estiverem bem balanceadas, não ocorre a acidose ruminal, que afeta as bactérias que sintetizam as vitaminas “B”.

Nas vacas recém paridas, as que manifestam úlceras da sola em muitos casos também sofrem de cetose, revelando que os animais ao parto não estavam bem preparados para arrancar na lactação e que provavelmente a alimentação do periodo seco foi demasiado rico em energia.

Estes indicadores revelam que a reunião dos vários técnicos da explorações é a forma mais eficiente de adequar todos os processos para a maximização da produção neste caso particular a nutrição e a diminuição da incidência de problemas podais.

Este artigo provém do site Progressive Dairyman e foi traduzido e adaptado pela equipa do MilkPoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.