FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA PASSWORD SOU UM NOVO UTILIZADOR

A importância da manutenção e controlo das tetinas de ordenha

Mais propensas à deterioração e a fendas, as peças de borracha quando não substituídas a tempo, podem silenciosamente contribuir para as elevadas contagens microbianas.

Quando os parâmetros microbianos sobem, geralmente procuramos o culpado no sistema de limpeza, no sistema de refrigeração ou nas vacas. Mas, se todos estes elementos aparentam estar em condições, podem ser apenas que as tetinas ou outras peças de borracha sejam o motivo para os níveis de contagem de microorganismos não estarem onde deveriam para uma ótima qualidade do leite.

Os elementos de borracha, principalmente as tetinas, desempenham um papel muito importante em todas as explorações. Contudo, estes itens realmente devemm ser considerados produtos “consumíveis” com uma durabilidade específica e requerem uma substituição regular. As tetinas não são como as peças de reposição que são trocadas somente quando estragam. A borracha velha é o ambiente ideal para as bactérias se desenvolverem e se esconderem dos produtos de limpeza e os desinfetantes.

O que afeta os componentes de borracha num Sistema de Ordenha?

- Gordura do Leite & do Corpo do Animal


A borracha absorve a gordura do leite e do animal, e isto provoca a sua deterioração. A borracha natural absorve mais gordura do que as borrachas de silicone ou as borrachas nitrilicas.

- Calor, Oxigénio, Ozono, Flexão & Luz


Estes são os principais fatores causadores do envelhecimento da borracha. O calor amolece a borracha; o ozono (presente na atmosfera) provoca fendas; a flexão de mais de 10% também provoca fendas; e a luz do sol pode provocar fendas até em borrachas que não são flexionadas. As fendas em qualquer componente de borracha abrigarão bactérias. O silicone apresenta maior tolerância para todos estes fatores enquanto que a borracha natural apresenta uma tolerância menor.

- Tensão, Cortes & Rasgos


Estas ações afetam as peças de borracha, principalmente nos lugares onde a borracha dobra ou entra em contato com superfícies angulares, assim como na entrada do conjunto de ordenha. O silicone apresenta relativamente pouca resistência a cortes/rasgos, e as formulações de borrachas nitrilicas são as mais resistentes.

- Processos de Limpeza & Desinfecção

O cloro, até 300 ppm, não produz um efeito significativo na durabilidade da borracha natural ou da borracha nitrilica. Porém, verificou-se que alguns detergentes concebidos para a limpeza com água fria ou à temperatura ambiente provocam séria deterioração dos componentes da borracha. Além disto, as altas concentrações de ácido nítrico em contato prolongado com a borracha também provocam deterioração.


Apertando a tetina, pode facilmente observar-se pequenas fendas que aparecem conforme a tetina envelhece e se deteriora.



Dobrando as mangueiras e os tubos curtos do leite, podem observar-se fendas e rasgos, principalmente nos pontos onde estes itens são dobrados ou apertados durante o seu manuseamento.

Para se inspecionar o interior da tetina a procura de fendas e depósitos de resíduos, corta-se a mesma no sentido longitudinal.


Fique atento aos sinais que indicam se os componentes de borracha estão a contribuir para fazer subir as contagens de microbianas:


- Procure atentamente por deteriorações tais como fendas, buracos e/ou fendas nas peças de borracha, tanto no conjunto de ordenha como em qualquer outro lugar onde elas estejam presente em todo o sistema de ordenha.

- Tire os engates e inspecione-os. Há depósitos?

- Retire uma tetina do corpo. Ela está colapsada (oval) ou não?

- Ao dobrá-la, ela apresenta fendas?

- Corte uma tetinano sentido longitudinal e inspecione seu interior. Ela possui fendas? Há depósitos de resíduos nestas fendas?

- Quando foi a última vez que as tetinas foram trocadas? Tetinas velhas são a principal causa de elevadas contagens microbianas

-Inspecione as mangueiras, principalmente aquelas que estão dobradas ou são apertadas durante o manuseamento. Elas estão deterioradas no ponto onde estão dobradas ou onde são apertadas?

Siga sempre as recomendações do fabricante e não se esqueça de também fazer uma correta manutenção ás mangueiras de borracha, aos pulsadores e os restantes componentes da sala de ordenha.

Regra geral, se percecionar melhorias no desempenho de ordenha após a substituição de tetinas, é porque as anteriores foram usadas por tempo demais. Ao renovar as tetinas, troque sempre todas as quatro do coletor ao mesmo tempo para manter a tensão da boca e as características de ordenha similares entre os quatro corpos do coletor de leite.

Fonte:
Countdown Downunder, www.countdown.org.au (impresso da newsletter do NMC, Udder Topics, April 2005 Volume 28, No. 2).

"As teteiras de Borracha - Parte I", in MilkPoint Brasil, publicado a 9 de julho de 2015.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.