FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA PASSWORD SOU UM NOVO UTILIZADOR

Cetose: sintomas, tratamento e prevenção

A cetose subclínica é uma situação bastante prevalente nas explorações leiteiras, causada pelo desajuste das concentrações de glucose necessárias no período pós-parto. A produção de leite de uma exploração está muitas vezes relacionado com a duração e severidade da cetose subclínica e mesmo clínica.

O artigo do Dairy Focus aborda, assim, os principais sintomas, tratamentos e formas de prevenção desta patologia, que muitas vezes está também acompanhada de patologias como hipocalcémia, metrite ou mastite.

A cetose caracteriza-se pelo aparecimento de corpos cetónicos no sangue, resultante de uma utilização desapropriada da gordura através da gluconeogénese, principalmente no pós-parto, quando as exigências metabólicas são elevadas não compensadas pela ingestão de matéria seca.

Sintomas

Um sintomas clássico é o odor a acetona na respiração da vaca. Contudo, pode não ser detestável em situações subclínicas. Um dos principais efeitos da cetose tem a ver com a redução da matéria seca. Outro ponto a ter em atenção tem a ver com as metrites, que muitas vezes estão relacionadas com as cetose.

Tratamento


A primeira medida a tomar deve ser aumentar a glucose em circulação no sangue, através de um soro dextrosado. Os precursores da glicose, como propilenoglicol podem também ser utilizados para que a vaca produza a sua própria glucose.

Prevenção

A cetose é primariamente prevenida através da manutenção de um fígado saudável e de uma ingestão adequada de matéria seca, em particular nos primeiros dias pós parto. Alguns aspetos devem ser considerados:

- Condição corporal: vacas com condição normal ou ligeiramente abaixo têm menos casos de cetose
- Suplementação com colina e menininha está associada a uma menor redução da matéria seca
- Monensina: aumenta a quantidade de propionato, um percursor da glucose e assim reduz o risco de cetose
- Micotoxinas: um controlo apertado de micotoxinas é fundamental para um normal funcionamento do fígado
- Ingestão da matéria seca: fitocompostos podem encorajar a vaca a aumentar a ingestão e assim reduzir o risco de cetose



O artigo é do dairy Topics, adaptado pela equipa MILKPOINT. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.