FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA PASSWORD SOU UM NOVO UTILIZADOR

Cinco dicas para arrefecer de forma mais eficaz as suas vacas

A água é um dos recursos mais importantes numa exploração, não só porque é essencial para o consumo da vaca, mas também porque é muito utilizada para lavar, limpar e refrigerar as instalações.

É um recurso bastante limitado. Este artigo da Progressive Dairyman refere cinco vias para os produtores reduzirem o desperdício de água:

1. As válvulas de retenção

Válvulas de retenção evitam o refluxo de água e são eficazes em parar a água de drenagem do sistema de aspersão quando ele está desligado. Se os bicos aspersores não têm válvulas de retenção mecânicos internos, eles podem ser instalados para reduzir o volume de água na calha, refere Michael Evans, supervisor de marketing para a Edstrom Industries.

Evans diz que quando a água é desligada, a pressão na tubulação de repente cai de 40 psi a quase 0 psi. Sem uma válvula de retenção, a água poderia escoar. No entanto, com uma válvula de retenção, a água não pode escorrer para fora até que ela aumente acima de uma pressão de 6-8 psi. "Em geral, 10 litros por ciclo é desperdiçado", diz Evans. 

2. Bocal

O tamanho do bico controla a quantidade de água é entregue e o tamanho da gota de água. Evans recomenda selecionar um bico que cria gotículas de chuva drop-size e menos névoa. Ele diz que as gotas maiores irão reduzir a deriva da pulverização e penetram melhor na vaca. O uso de gotas mais grossas penetra no pelo das vacas em vez de escorrer no corpo.

"A outra razão que não queremos ter uma neblina ou uma névoa é que ele realmente diminui o arrefecimento da vaca", diz Evans. "Se ela receber apenas uma névoa no seu pêlo, torna-se realmente um cobertor isolante, e ela é incapaz de se livrar do calor do corpo"


4. Temporizador

Para evitar deixar um sistema de aspersão de forma consistente, a 15 minutos, deve ser instalado um temporizador ajustável para controlar o ciclo de aspersão. Jennifer Chen, um estudante de pós-doc no departamento de ciência animal da Universidade da Califórnia - Davis, diz que tem um temporizador ligado ao sistema de aspersão permite que um produtor saiba que está a usar a mesma quantidade de água de cada vez.

"É importante ter um temporizador para remover o erro humano, porque muitas vezes os trabalhadores são muito ocupados, e se é o trabalho de alguém para ligar e desligar a água, então às vezes pode passar despercebidos por acidente", diz Chen.



5. Termostato

Termostatos devem ser instalados para controlar ambos os sprinklers e ventoinhas. Michael Brouk, a Universidade do Estado de Kansas, refere que a maioria utiliza ventoinha a 60 graus e seus sprinklers em 70 a 75 graus.

"Um termostato normalmente está embutido no controlador do sistema, para que possa definir uma temperatura baixa e uma temperatura elevada e, em seguida, definir o intervalo para a frequência com que os sprinklers estão indo para executar um ciclo", diz Brouk. 

Brouk refere que um termostato permite que um produtor reduza a quantidade de água que usa a uma temperatura mais baixa e aumentar a quantidade de água utilizada, a uma temperatura mais elevada quando as vacas mais precisam de alívio.

"Se você configurar seu sistema sem o termostato e você apenas aproveitar vacas uma vez a cada 15 minutos, você não economizar água nessa situação e também não faz um trabalho muito bom no arrefecimento das vacas", diz Brouk. PD

O artigo é da Progressive Dairyman adaptado pela equipa MILKPOINT.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.