FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA PASSWORD SOU UM NOVO UTILIZADOR

Como detectar problemas no parto?

Idealmente o parto não deve ser assistido, deve ser dado o tempo necessário à vaca para consiga parir sozinha, no entanto, por várias razões, isso nem sempre é possível.
A melhor maneira de preparar um parto de sucesso, é proporcionar um ambiente adequado ao parto e compreender as três fases do parto para saber quando se deve, ou não, prestar assistência. 

Imagem da PD
Maternidade
A maternidade deve ser limpa e desinfetada entre cada vaca ou pelo menos uma vez por dia. A vaca deve ser mudada para a maternidade 24h antes do início do parto. Mudar uma vaca de parque durante o início da primeira fase do parto aumenta o risco de nados mortos e distocia uma vez que essa mudança pode parar o processo. No entanto mudar com demasiado tempo de antecedência pode aumentar o risco de cetose e deslocamento do abomaso.

Fases do parto
Existem 3 fases do parto. Na primeira fase ocorre a dilatação, é a mais demorada pode levar de 2 a 8h, o cervix dilata, os ligamentos pélvicos relaxam e as contrações uterinas têm inicio. A vaca mostrar-se-á irrequieta, agita a cauda com mais frequência, vocaliza mais e cheira o solo com frequência.
A segunda fase é a fase de expulsão do vitelo, tem uma duração de 30min a 2h para uma vaca e 1h a 3h para uma novilha. Durante esta fase há contrações abdominais, primeiro aparece o saco amniótico seguido do vitelo.
A terceira fase é a fase de expulsão das membranas fetais (placenta) e deve estar completa nas 24h seguintes à parição do vitelo.

Quando assistir?

•Quando não há sinais de progresso ao fim de 8h na primeira fase do parto.
•Quando o vitelo demora mais de 1h a aparecer após o aparecimento do saco amniótico.
•Quando nos 30 minutos após o aparecimento do vitelo não há sinais de progressão.

Tenha ainda atenção aos seguintes pormenores:

- verifique sempre eventual nascimento para gémeos ou trigémeos 

- verifique sangramentos anormais e excessivos


Uma análise correta da situação é a melhor forma de garantir um vitelo vivo e saudável ao mesmo tempo que garantimos a sua fertilidade. Em caso de dúvida contacte contacte o seu veterinário assistente.

Este artigo é da Progressive Dairyman e foi adaptado pela equipa do MILKPOINT.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.