ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA PASSWORD SOU UM NOVO UTILIZADOR

Mastites de verão - 4 pontos a não esquecer!

A mastite de verão é um termo para o tipo de mastite que tende a ocorrer durante os meses mais quentes em vacas secas e novilhas em pastagem. A sua propagação está ligada a insetos voadores e é causada por um número de variedades bacterianas, especialmente Streptococcus pyogenes e Arcanobacterium pyogenes.
 


Sintomas

Os sintomas iniciais são, um quarto doloroso e inchado, e pode ser facilmente identificado por observação cuidadosa, especialmente quando as moscas se tornam atraídas para as secreções amarelas com cheiro desagradável. Se deixada sem tratamento, as toxinas bacterianas irá danificar irreversivelmente os tecidos do úbere. Outros sinais  são o inchaço das pernas traseiras, letargia e obviamente o aborto e até mesmo a morte.

TRATAMENTO E CONTROLE

O tratamento é na maioria das vezes através de remoção regular e repetida do quarto afectado, tanto quanto possível afetados, seguido de antibióticos intra-mamária e uma injeção de antibióticos para combater os efeitos sistêmicos de toxinas bacterianas. Novilhas e vacas com mastite verão são  isoladas para evitar a propagação da doença.

A mastite de verão pode ser evitada através de diversas medidas:
  • O uso de selantes na extremidade do teto e boas medidas de higiene na secagem são medidas que evitam as mastite de verão. 
  • A implementação de medidas para controlar e minimizar a exposição às moscasdevem ser implementadas desde o início da época de calor. São exemplos os pour-on ou o uso de tags.
  • Manter um bom estado do teto na  pré-secagem e uma boa alimentação da vaca seca 


O artigo é do AHDB adaptado pela equipa do MILKPOINT 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.