FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA PASSWORD SOU UM NOVO UTILIZADOR

Mastites em novilhas: pontos a ter em conta

A prevenção da mastite requer reduzir a exposição aos agentes patogénicos da mastite e de aumentar a capacidade do sistema imunológico das novilhas de responder.

O objetivo final de qualquer programa de gestão de novilhas é desenvolver uma vaca adulta saudável que produz leite de alta qualidade. Este sucesso depende de como as novilhas são geridas desde o nascimento até o primeiro parto.

A mastite é considerada uma das doenças mais importantes e dispendiosas em vacas leiteiras e resulta em diminuição da produção e rentabilidade.

A mastite em novilhas raramente é detectada antes do parto, e poucas explorações procuram activamente uma infecção antes dessa data.

Uma mastite subclínica pode ser difícil de detectar, pois o leite parece ser normal, mas uma contagem de células somáticas elevada está presente. O CMT oferece uma opção barata para detectar a mastite precocemente e fornece os resultados mais precisos. Os produtores também têm outras opções disponíveis para para detectar a mastite. 

Segundo o artigo, o maior factor de risco no desenvolvimento de mastite novilha pode estar ligada à exposição a organismos causadores de mastite. O ambiente em que as novilhas estão alojadas todo o ano pode desempenhar um grande papel na exposição. As novilhas devem ser alojadas num ambiente limpo e seco, com uma quantidade suficiente de cama. Todas as novilhas devem ser tratadas como as vacas em ordenha.

Um segundo fator de risco que contribui para a mastite tem a ver com o fornecimento de leite residual. Esta prática deve ser desencorajada a menos que o leite pode ser pasteurizado antes da alimentação. O mecanismo exacto que o organismo é transferido para o úbere é desconhecido, mas está provavelmente relacionado com a colonização da pele do teto. 

A prevenção da mastite baseia-se em reduzir a exposição aos agentes patogénicos da mastite e de aumentar a capacidade do sistema imunológico das novilhas em responder. A prevenção da mastite em novilhas inclui as seguintes estratégias:
  • Controlando a mastite no rebanho adulto existente
  • Uso de abrigos individuais para vitelos pré-desmamados para evitar a amamentação.
  • Alimentar sucedâneo de leite ou leite pasteurizado em vez de leite de resíduos.
  • Controle de moscas.
  • Considere a implementação de um programa de vacinação de novilhas
Lembre-se, as novilhas são o futuro da sua exploração leiteira. Apresentando, novilhas sãs e viáveis ​​ vai ajudar a aumentar a produtividade e rentabilidade no futuro. 

O artigo é da Progressive Dairyman, adaptado pela equipa MILKPOINT.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint.PT, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.